MARGS recebe indicações ao 13º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas

Nestes tempos tão complexos, e em meio ao fechamento temporário do museu por conta do covid-19, gostaríamos de compartilhar nossa tremenda alegria por uma ótima notícia: as indicações que recebemos ao 13º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, uma das mais tradicionais distinções do meio artístico de Porto Alegre (RS).

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) foi indicado em:

▪ “Destaque em instituição” (com Casa Baka e Centro Cultural da UFRGS).

▪ “Destaque em ação educativa” (com “10×15: Momentos de Não Calar”, CAP/UFRGS; e Claudia Hamerski, “Projeto Curadoria Educativa”, Galeria Ecarta).

▪ “Destaque em exposição coletiva”, pelo programa “Acervo em Movimento – Um experimento de curadoria compartilhada entre as equipes do MARGS” (com “As Coisas que São Ditas Antes, Ocupação. Residência. Exposição”, Casa Baka; e “Faltava-lhe Apenas um Defeito para Ser Perfeita”, Ío, Museu do Trabalho).

▪ “Destaque em exposição individual”, pela mostra “Bruno Borne – Ponto vernal”, inaugurada em dezembro no MARGS, com curadoria do duo Ío (com “Como Faremos para Desaparecer”, de Eduardo Montelli, Ecarta; e “Nosso Lugar ao Sol”, de Rochele Zandavalli, Centro Cultural da UFRGS).

Também comemoramos as indicações:

▪ Do projeto Mulheres nos Acervos (Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin), que em dezembro de 2019 inaugurou no museu a exposição “Gostem ou não — Artistas mulheres no acervo do MARGS”. São 3 indicações: “Destaque em acervos”, “Destaque em curadoria” e “Destaque em ações de difusão e inovação”.

▪ De Mariza Carpes, em “Destaque em artista”, que inaugurou em dezembro de 2019 no MARGS a exposição “Digo de onde venho”, com curadoria de Paula Ramos.

▪ Do livro “Lenir de Miranda: Pintura périplo”, de Icleia Borsa Cattani e Paula Ramos (Editora da UFRGS), relacionado à exposição de mesmo título apresentada no MARGS em 2019, em “Destaque em publicações”.

▪ Do livro “Diário de uma Boneca”, de Lia Menna Barreto (Fundação Vera Chaves Barcellos), lançado no MARGS em 2019, também em “Destaque em publicações”.

▪ Do Artikin, que desenvolveu projeto em parceria com o MARGS em 2019, em “Destaque em ações de difusão e inovação”.

▪ E do 6º Festival Kino Beat, que teve programação nas Pinacotecas do MARGS em 2019, também em “Destaque em ações de difusão e inovação”.

Agradecemos o reconhecimento ao trabalho que desenvolvemos em 2019, parabenizando @s demais indicados!

Segundo a Coordenação de Artes Plásticas da Prefeitura de Porto Alegre, realizadora do prêmio, em breve serão informadas a data de divulgação do resultado final e o modelo da premiação, em acordo aos protocolos distanciamento social.