MARGS participa do Dia Estadual do Patrimônio Cultural com um roteiro de visitação mediada

Nos dias 17 e 18 de agosto, o Rio Grande do Sul vai celebrar, pela primeira vez, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Em alusão à data, a Secretaria da Cultura (Sedac) propôs aos municípios, instituições e coletivos governamentais e não governamentais, que desenvolvessem atividades culturais.

A data foi criada por meio do decreto nº 54.608, de 25 de abril deste ano, e institui o Dia Estadual do Patrimônio Cultural e sua celebração no terceiro final de semana de agosto. Em âmbito nacional, o Dia do Patrimônio Cultural é comemorado em 17 de agosto – nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador do IPHAN e diretor da instituição por 30 anos.

Mais de 60 municípios gaúchos já aderiram à programação. Diariamente, novos municípios se somam às atividades que vão de visitação guiada a prédios históricos e manifestações artísticas, passando por oficinas e ações de educação patrimonial. A programação completa está disponível no site da secretaria. Um mapa interativo detalha o que vai acontecer nas cidades parceiras.

Para o assessor especial de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn, festejar o patrimônio cultural é festejar a própria existência da sociedade que o produziu. “É um ato de celebração de sua identidade cultural e de valorização de sua própria existência. O Dia do Patrimônio é chamamento a toda sociedade e serve como símbolo a esta atitude de autorreconhecimento e aceitação”, destaca.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, está animada com a adesão dos municípios e instituições: “Certa vez me perguntaram que marca eu gostaria de deixar na cultura do Estado. Eu respondi que o Dia do Patrimônio. Nossa ideia é abrir o Palácio Piratini para as pessoas; permitir que elas possam se reconhecer em espaços do nosso patrimônio cultural”.

 

PROGRAMAÇÃO DO DIA ESTADUAL  DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) participa da comemoração do Dia do Patrimônio, oferecendo um programa de visitas mediadas, com a participação do diretor-curador e dos coordenadores dos Núcleos. Confira abaixo o roteiro:

Sábado, dia 17 de agosto:

> 14h: O museu e sua sede como patrimônio

Apresentação no auditório sobre o prédio do MARGS, enquanto patrimônio, e sobre o museu, em relação a sua organização institucional, com apresentação de Carla Batista, mestre em educação e coordenadora do Núcleo Educativo, sobre o prédio e a instituição.

> 14h30min: O acervo documental como patrimônio

Visita mediada ao Núcleo de Documentação e Pesquisa, com apresentação de Maria Tereza Medeiros, historiógrafa e coordenadora do Núcleo, sobre a seleção, organização, preservação e divulgação dos acervos documental e bibliográfico.

> 15h: Conservação e restauro como patrimônio

Visita mediada para apreciação da obra de Antônio Parreiras, que retrata o general farroupilha Bento Gonçalves, recentemente restaurada e exposta no foyer, com explanação sobre o processo a cargo da restauradora/conservadora e coordenadora do Núcleo de Conservação e Restauro, Naida Corrêa.

> 15h30min: O acervo artístico como patrimônio

Visita mediada à exposição comemorativa aos 100 anos de nascimento de Francisco Stockinger, com apresentação sobre o projeto curatorial e as obras expostas nas pinacotecas, pelo diretor-curador do MARGS, doutor em Teoria, Crítica e História da Arte Francisco Dalcol e Raul Holtz, arquivista e coordenador do Núcleo de Acervo.

OBS: Cada uma das quatro visitas terá a duração de 30 minutos. Inscrição para participação nas visitas mediadas, isenta de taxa, pelo e-mail documentacao@margs.rs.gov.br

 

> 16h: Abertura da exposição “Otacílio Camilo – Estética da rebeldia”, com curadoria de Izis Abreu

 

Sábado e domingo, dias 17 e 18 de agosto:

O MARGS abre ao público normalmente, com as seguintes exposições em exibição:

> “Stockinger 100”, curadoria de Francisco Dalcol – Pinacotecas

> “Otacílio Camilo – Estética da rebeldia”, curadoria de Izis Abreu – Salas Negras;

> “Frantz – Também e ainda pintura”, curadoria de Francisco Dalcol – Foyer e galerias João Fahrion, Pedro Weingärtner e Ângelo Guido

> “Cláudio Martins Costa – Instantes de Impermanência”, curadoria de Clóvis Martins Costa e Tetê Barachini – Galeria Iberê Camargo;

> “tá-MONDuÁ”, curadoria de Clóvis Martins Costa e Tetê Barachini – Sala Oscar Boeira;

> “Acervo em movimento – Um experimento de curadoria compartilhada entre as equipes do MARGS” – Galeria Aldo Locatelli.

 

Sobre o MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) é o principal museu de arte do Estado e um dos mais importantes do país. Seu acervo reúne mais de 5.000 obras de arte, do século XIX até os dias atuais, abrangendo diferentes linguagens das artes visuais, como pintura, escultura, gravura, cerâmica, desenho, arte têxtil, fotografia, instalação, performance, arte digital e design, entre outros.

Essa coleção de arte do museu é composta por arte brasileira, com ênfase na produção de artistas gaúchos, e também por obras estrangeiras, da qual conta com nomes significativos da arte mundial. Também possuiu um acervo documental com mais de 8 mil publicações bibliográficas e 5 mil pastas contendo documentos sobre a trajetória de artistas e a história de agentes do sistema artístico. Além disso, possui um laboratório de conservação e restauro e desenvolve um rico programa educativo.

Referência obrigatória para o estudo, conservação e divulgação da arte no Rio Grande do Sul, o MARGS foi fundado em 27 de julho de 1954.

 

SERVIÇO

Programação do MARGS para o Dia do Patrimônio

Atividades: Visitas mediadas com a participação do diretor-curador e dos coordenadores dos Núcleos, além de abertura de exposição

Data: 17.08.2019, das 14h às 19h

Local: MARGS

Entrada Franca

 

Patrocínio

Banrisul

BRDE

Sulgás

Santander

 

Apoio

AAMARGS – Associação dos Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Café do MARGS

Banca do livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

Oliveira Construções

Tintas Killing

 

Realização

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Estado da Cultura do RS

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Telefone: 51 32272311

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

Apoio e Realização