MARGS integra “O Feminino e a Arte” do SESC com versão digital de exposição “Gostem ou não – Artistas mulheres no acervo do MARGS”

Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) participa da série de eventos O Feminino e a Arte, que o SESC/RS promove desde 24.09.2020 com a proposta de valorizar a produção artística das mulheres.

A parceria entre as instituições resulta na versão virtual da exposição “Gostem ou não – Artistas mulheres no acervo do MARGS”, que será apresentada até 27.11.2020 no endereço www.sesc-rs.com.br/exposicaogostemounao, com recurso de acessibilidade de audiodescrição.

Inaugurada em dezembro de 2019, a mostra coletiva com curadoria do grupo de pesquisa Mulheres nos Acervos teve seu período expositivo interrompido antes de seu término, em razão do fechamento do MARGS em enfrentamento ao Covid-19. Está previsto que retorne com a reabertura do Museu, que está sendo no momento preparada ainda sem data confirmada.

Mulheres nos Acervos é uma pesquisa colaborativa em história da arte de Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin que investiga a produção artística de mulheres nas coleções públicas de arte de Porto Alegre. Em 2019, o projeto promoveu ações para divulgar seus resultados quantitativos e qualitativos, com exposições, programas educativos e falas públicas em três das cinco instituições estudadas: Pinacoteca Aldo Locatelli, Pinacoteca Ruben Berta e MARGS. Recentemente, o projeto foi agraciado no 13º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Destaque em Acervos.

“Gostem ou não – Artistas mulheres no acervo do MARGS” apresenta um conjunto de 18 obras, acompanhadas de textos sobre as artistas e sua produção, segundo a perspectiva da curadoria, que é a de investigar no Acervo Artístico do MARGS artistas mulheres que consolidaram suas carreiras através de instâncias de legitimação ou autolegitimação.

ARTISTAS

Alice Brueggemann
Angelina Agostini
Anico Herskovits
Carla Borba
Caterina Baratelli
Christina Balbão
Elaine Tedesco
Élle De Bernardini
Maria Lídia Magliani
Marina Camargo
Regina Silveira
Rosa Bonheur
Téti Waldraff

 

A exposição também apresenta o levantamento realizado pelo projeto de pesquisa Mulheres nos Acervos, difundindo publicamente os dados obtidos sobre o Acervo Artístico do Museu, que tratam de presença e representatividade de gênero segundo recortes como quantidade de artistas, de obras e relação de geração e técnica-linguagem.

Nas palavras do diretor-curador do MARGS, Francisco Dalcol:

“O MARGS tem investido em uma política de exposições que procura estar a par de discussões e problemáticas prementes a serem enfrentadas pelas instituições museológicas e artísticas, sobretudo por aquelas que se orientam pela busca de relevância e atualidade. Nesse compromisso, está a reivindicação histórica e reparatória por uma maior visibilidade, representatividade e legitimação das artistas mulheres. Trata-se de um empenho que ganhou evidência no MARGS neste primeiro ano da atual gestão, resultando em um conjunto de exposições monográficas de artistas mulheres apresentadas em 2019. E essa parceria agora com o Sesc, que resulta em uma versão digital para a exposição, vem a contribuir para tudo isso, na medida em que permite ampliar nossa difusão e alcançar novos e outros públicos.

 

SERVIÇO

Versão virtual da exposição “Gostem ou não — Artistas mulheres no acervo do MARGS”

Até 27.11.2020

Acesse: www.sesc-rs.com.br/exposicaogostemounao

Parceria MARGS e SESC/RS

Apoio e Realização