MARGS conquista Alvará do PPCI (Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio)

ppci

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS acaba de receber o Alvará do seu PPCI (Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio). Isso certifica que a edificação se encontra em condições de segurança em conformidade com a Legislação, Resoluções Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do RS e normas quanto à prevenção de incêndio.

O PPCI consiste em medidas e adaptações que visam prevenir e evitar riscos de incêndio e permitir o abandono seguro dos ocupantes da edificação em caso de emergência. Contempla procedimentos de segurança que evitem a propagação de chamas e proporcionem meios de controle e extinção do incêndio, como sinalizações, dispositivos e equipamentos de combate ao fogo. Além disso, o Museu passa a ter um grupo de funcionários treinados e habilitados para agir em caso de incêndio.

Segundo o diretor-curador do MARGS, Francisco Dalcol: 

“O PPCI do MARGS é uma conquista histórica, que coloca o Museu em uma nova era, perpetuando e projetando-o ao futuro. Depois da tragédia do incêndio do Museu Nacional, planos e projetos de segurança contra incêndio se tornaram uma exigência premente e urgente para todos museus. O PPCI do Museu virá a se somar ao ‘Plano de Gerenciamento de Riscos: Prevenção, Salvaguarda e Emergência’ de que o Museu já dispunha. Com isso, o Museu estará em melhores condições de segurança para proteger as mais de 5 mil obras de arte do Acervo Artístico e os milhares de itens do Acervo Documental, e também para assegurar a edificação e suas instalações, além de oferecer maior segurança aos públicos e funcionários.”

O PPCI vinha sendo buscado há anos pelo MARGS, desde as gestões dos ex-diretores Gaudêncio Fidelis (2011-2014) e Paulo Amaral (2015-2018), sendo efetivado agora, na gestão do diretor-curador Francisco Dalcol, com o financiamento das adequações e melhorias que foram necessárias para garantir a obtenção do Alvará junto ao Corpo de Bombeiros.

Além da Direção do MARGS, a conquista também resulta dos esforços da Associação de Amigos do Museu (AAMARGS) em proporcionar manutenção e melhorias das condições de infraestrutura para o prédio e a operação do Museu.

O PPCI do MARGS está sendo financiado com patrocínio da Banrisul Vero, BRDE e Sulgás por meio do Plano Anual do MARGS, que é gerido pela AAMARGS nos termos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) — Lei de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet).

 

MARGS EM CASA

O MARGS está temporariamente fechado para receber a reforma que envolve a substituição do sistema de climatização e a restauração da parte superior do histórico prédio. As obras seguem até setembro de 2021, e a previsão é que o MARGS reabra parcial e gradualmente ao público. 

Siga nos acompanhando por aqui:

www.facebook.com/museumargs

www.instagram.com/museumargs

https://www.margs.rs.gov.br/catalogo-de-obras/

https://issuu.com/margsmuseu

https://www.youtube.com/channel/UCyH6lDVOn8CZEfMW4JIY46w/videos

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Patrocínio

BRDE

Sulgás

Vero Banrisul

Apoio

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

Café do MARGS

Banca do livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

Tintas Killing

iSend

Realização

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Estado da Cultura do RS

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS

Praça da Alfândega, s/nº

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 17h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização