Idosos visitam exposição a qual serviram de inspiração em mostra fotográfica

A exposição Olhares Invisíveis, de Andréa Prates Seligman, em cartaz no Bistrô do MARGS, recebeu ontem (28/03) a visita de quatro internos da Instituição de Longa Permanência para Idosos Nossa Senhora da Medianeira, em Gravataí.

O encontro ocorreu a convite da fotógrafa com o objetivo de mostrar aos idosos como ficou o resultado final do projeto no qual serviram de tema e que é um dos selecionados no Concurso de Fotografias da AAMARGS – 2019.

O grupo de quatro senhores veio acompanhado pela assistente social Akemi Rebeschini, com o apoio da Prefeitura Municipal de Gravataí, que ofereceu o transporte. Além de conhecerem a exposição, eles foram convidados a sentar no Bistrô, tomar um café e conversar sobre suas experiências.

Um dos internos, sr. Cristiano, de 67 anos, soldador, conta que costumava frequentar a Praça da Alfândega e olhar para o prédio do MARGS e seu restaurante, mas nunca tinha entrado ali antes.

Muitos dos idosos vivem na instituição há vários anos e não têm contato com a família. Segundo a assistente social, a relação com o mundo exterior e a possibilidade de se ver nas fotos representa muito. Quando o idoso é institucionalizado ele acaba afastado da sociedade, explica Akemi, assim, trabalhos como este que permitem que eles apareçam para a sociedade e se reconheçam dentro dela constituem uma experiência única, completa.

Andréa Seligman pretende ainda organizar uma exposição dentro da instituição para oportunizar a todos verem a mostra, uma vez que a maioria deles é cadeirante e tem mais dificuldade em participar de atividades externas.

A mostra está aberta para visitação até 30 de abril, com entrada franca. O Bistrô do MARGS, situado na parte externa do museu, na Praça da Alfândega, funciona todos os dias, das 11h às 19h.

Foto: Andréa Seligman

Exposição “Olhares Invisíveis”,

Fotógrafa: Andréa Prates Seligman
Visitação: De 7 de março a 30 de abril de 2019

Local: Bistrô do MARGS, de segunda a sexta, das 11 às 19h
sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s./n.)