Curso “Oficina de papel artesanal” integra programa público da exposição “Otacílio Camilo – Estética da rebeldia” no MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) dá continuidade ao programa público da exposição “Otacílio Camilo – Estética da rebeldia”, com o curso “Oficina de papel artesanal”. O evento ocorre no dia 09 de novembro, das 10h às 13h, no Torreão 3 do museu, ministrado pelos professores Denis Nicola Froner de Souza e Rosemari Sarmento.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail rosemari.sd@gmail.com e o valor do investimento é de R$ 100,00, com material incluso. Não é necessário conhecimento prévio, e o número de vagas oferecidas é de 15 pessoas.

O CURSO

Partindo da relação da produção artística de Otacílio Camilo, em especial a manufatura do papel artesanal, a Oficina do NTE – NÚCLEO DE TRABALHO EDUCATIVO da EPA, escola que desenvolve a aprendizagem de produção de papel artesanal como possibilidade de geração de renda, orientada pelos princípios da economia solidária, pretende promover a experiência deste fazer, do seu processo básico às suas possibilidades criativas, tais  como inserções e aplicação na pós-produção (cartonagem, xilogravura, serigrafia).

Momento I – Introdução sobre da história do papel, alguns contextos e curiosidades, as diferentes técnicas do artesanal focando especialmente no reciclado – foco da oficina e da proposta da NTE.

Momento II – Demonstração prática do processo artesanal da produção do papel, desde a polpa – reconhecendo as fibras que a compõem, a flocagem, a inserção de diferentes materiais nesta, o preparo do CMC (impermeabilizante); após participantes num pequeno circuito da produção da folha, vivenciam brevemente todas as etapas deste processo – desde a picagem, cozimento, liquidificação, uso do bastidor, posicionamento e tiragem da folha, secagem, sobre a prensagem. O objetivo será todos participantes vivenciarem a experiência de produzir sua própria folha artesanal.

Pensado como uma atividade que se relaciona às estratégias da produção artística de Otacílio Camilo, o curso tem como objetivo promover habilidades como atenção plena, fluxo criativo, senso de coletividade, busca de processos criativos individuais e desafios artísticos.

 

OS MINISTRANTES

Rosemari Sarmento é especialista no ensino das Artes Visuais Contemporâneas FEEVALE-Mestre em Letras e Cultura Regional UCS – Doutora em Literatura Brasileira UFRGS / (Denis)Publicidade e Propaganda-Licenciatura e Bacharelado em Arte UFRGS.

Denis Nicola Froner de Souza é natural de Porto alegre; Professor de Artes da EMEF Lidovino Fanton e EMEF Porto Alegre (PMPA). Graduação em Licenciatura em Artes Visuais e Bacharelado em Artes Visuais (ênfase em Fotografia e Gravura) pelo Instituto de Artes/UFRGS; Publicidade e Propaganda, PUCRS, Porto Alegre, Brasil Trabalhou também como oficineiro de Arte e Informática no CRÁS Glória – FASC/Cooeducars; Oficinas de serigrafia – Geração POA / SMS-PMPA; Sócio/Diretor/Editor da Editora Panorama Critico (2008/2016); Bolsista de extensão e pesquisa PiBic/CNPq em Gravura e em Fotografia (UFRGS).

 

______

SERVIÇO CURSO

Oficina de Papel Artesanal

Ministrantes: Denis Nicola Froner de Souza e Rosemari Sarmento

Data: 09.11.2019, das 10h às 13h

Local: Torreão 3 do MARGS

Carga horária: 3h

Inscrições no e-mail: rosemari.sd@gmail.com

Investimento: R$ 100,00 (material incluso)

Vagas: 3 a 15 alunos

* Não é necessário conhecimento prévio. Idade mínima: 14 anos.

_____

A EXPOSIÇÃO

A exposição em homenagem ao artista gaúcho Otacílio Camilo (1959-1989), em exibição nas Salas Negras, oferece um resgate do artista porto-alegrense de vida breve e produção intensa nos anos 1980, e que faria 60 anos em 2019, quando também se registram os 30 anos de sua morte. Reunindo cerca de 50 obras do acervo do MARGS e de coleções públicas e particulares, a exposição apresenta gravuras, xilogravuras, objetos, livro de artista e poemas produzidos durante a década de 1980 e que, nas palavras da curadora da mostra, Izis Abreu, “representam micronarrativas pautadas por suas vivências pessoais”.

“Otacílio Camilo – Estética da rebeldia” marca o início de um ciclo de exposições do MARGS intitulado “Histórias ausentes”, que institui no museu uma política de exibição que procura conferir visibilidade a expressões artísticas e narrativas invisibilizadas pelos discursos hegemônicos da historiografia oficial, assim como a artistas cuja produção ainda permanece não legitimada pelo sistema das artes.

A exposição segue em exibição até dia 1º de dezembro de 2019. O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

Leia o texto curatorial: https://www.margs.rs.gov.br/midia/margs-apresenta-exposicao-que-resgata-a-obra-de-otacilio-camilo/

 

_____

 

O ARTISTA

Otacílio Lara Camilo de Oliveira nasceu no dia 14 de abril de 1959, em Porto Alegre. Iniciou sua formação artística no SENAC, aos 16 anos. Mas foi por meio do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre que se inseriu no campo artístico porto-alegrense.  Ingressou na instituição em 1980, estudando história e teoria da arte, desenho, pintura e gravura (xilo, lito e gravura em metal). Além do Atelier Livre, Otacílio também frequentou cursos extracurriculares em diversas instituições pelo Brasil.

Em 1982, o artista realizou uma viagem de deriva pelo Brasil, passando pelo Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Olinda, São Paulo e Salvador. Na cidade de São Paulo, integrou-se ao circuito acadêmico e artístico da Universidade de São Paulo (USP), frequentando o Museu de Arte Contemporânea da universidade (MAC-USP), a Faculdade de Arquitetura (FAU) e a Escola de Arte Dramáticas (ECA), onde desenvolveu proposições experimentais interdiciplinares unindo performance, artes plásticas e música.

Nesse ambiente, também teve contato com importantes nomes da arte brasileira como Regina Silveira, Júlio Plaza, Haroldo dos Campos e Ana Mae Barbosa. Neste período, morou junto aos estudantes do Conjunto Residencial da USP, o CRUSP, onde conheceu os integrantes da banda punk Excomungados, momento em que incorpora os valores e a ética anarcopunk, um acontecimento decisivo na orientação de sua produção e na definição de sua poética.

Ao longo da década de 1980, participou de exposições coletivas no Brasil e no exterior. Também foi premiado em salões e concursos de arte, como o 34º Salão de Abril, em Fortaleza,o Prêmio Aquisição na 7ª Mostra de Gravura da Cidade de Curitiba e a 7ª Bienal de San Juan del Grabado Latino-Americano y del Caribe, em Porto Rico, na qual levou o primeiro lugar.

Em 1987, foi selecionado para o projeto La Jeuve Gravura Contemporaine, intercâmbio entre França e Brasil concebido pelo artista plástico Arthur Luiz Piza.  A exposição ocorreu no Grand Palais des Beaux-Arts, em Paris. Em 1988, integrou a mostra coletiva “Distance”, organizada por Maria Ivone dos Santos e Hélio Fervenza, no Espace Latino-Americain, também em Paris.

Otacílio Camilo faleceu em 1989, aos 30 anos, deixando uma extensa e relevante produção. Em 1994, o MARGS dedicou uma retrospectiva ao artista, dentro do “Projeto: Nossos Artistas”. A mostra reuniu pelo menos 100 trabalhos em xilogravura, alguns deles doados ao museu após a exposição.

_____

 

A CURADORA

Izis Abreu é mestranda em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica de Arte (IA/UFRGS). É autora da pesquisa acadêmica “Otacílio Camilo (1959 – 1989) – Estética da rebeldia” (2016), desenvolvida como requisito para obtenção do título de bacharela no curso de graduação em História da Arte (IA/UFRGS). Dedica-se à pesquisa sobre a representação visual de sujeitos negros em acervos públicos de Porto Alegre, realizando também seminários sobre feminismo negro nas artes visuais e palestras sobre perspectivas de educação antirracista no campo da história da arte. Atualmente trabalha no Núcleo de Curadoria do MARGS.

_____

 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS

Patrocínio:

Banrisul

BRDE

Sulgás

Santander

 

Apoio:

Café do MARGS

Banca do livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

Oliveira Construções

Killing

 

Realização:

AAMARGS – Associação dos Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Estado da Cultura do RS

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

 

 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Telefone: 51 32272311

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

Apoio e Realização