Curso e seminário abrem programa público da exposição “Otacílio Camilo – Estética da rebeldia”

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) dá início ao programa público da exposição “Otacílio Camilo – Estética da rebeldia”. A primeira ação é o curso “Produção artística em colagem”, que ocorre no dia 25 de setembro, das 14h às 18h, no Torreão 3 do museu. A ministrante é a professora Mitti Mendonça. Já no dia 26 de setembro ocorre o primeiro de três seminários paralelos à exposição, com o tema “O papel arte como prática poética de re-existências”, das 17h30min às 19h, no auditório do MARGS. Abaixo, mais detalhes sobre as duas atividades.

 

_____________________________________________________________________________

 

 “PRODUÇÃO ARTÍSTICA EM COLAGEM”

Pensado como uma atividade que se relaciona às estratégias da produção artística de Otacílio Camilo, o curso tem como objetivo promover habilidades como atenção plena, fluxo criativo, senso de coletividade, busca de processos criativos individuais e desafios artísticos. O valor da oficina é R$ 100, com material incluso, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail maonegra.resiste@gmail.com. Não é necessário conhecimento prévio, e o número de vagas oferecidas é de 15 pessoas.

 

Sobre o curso:

Etapa I – Referências

Introdução ao universo da colagem; artistas que usufruem da técnica em seus trabalhos; possibilidades de construção de imagens; por meio de recortes; intervenção com costura e uso de frases; alinhavo com materiais diversos.

Etapa II – Prática

Cada participante irá se guiar a partir do material disponibilizado – revistas e livros. Será disponibilizado tempo para recortes de figuras e palavras, que serão separados por categorias: pessoas; palavras, objetos, grafismos, etc.

Etapa III – Dinâmica

Serão afixados na parede, ou em cima de mesas, papéis, para que sejam realizadas as colagens.

A cada 10 minutos os participantes trocarão de obras, tendo em vista trabalharem a partir de composição diversas, construindo obras individuais e coletivas.

 

Sobre a professora:

Mitti Mendonça é artista multimídia, desenvolvendo seu trabalho a partir das questões de memória, afeto e liberdade. Usufrui das técnicas de bordado, ilustração e gravura em seu projeto Mão Negra Resiste. É artista residente do Barraco Cultural e sócia do Estúdio Mar, ambos em Porto Alegre.

Acompanhe: www.instagram.com/mao.negra

 

SERVIÇO

Oficina de Colagem

Ministrante: Mitti Mendonça

Data: 25.09.2019, das 14h às 18h

Local: Torreão 3 do MARGS

Carga horária: 4h

Materiais: Folhas brancas A2/A3/A4 e coloridas; papelão, papel alumínio; plantas; fotografias antigas; lantejoulas e miçangas; pincéis; glitter; lápis e canetas; tintas e spray; revistas e livros; tesouras; cola bastão e cola branca; linhas e agulhas; etc.

Inscrições no e-mail: maonegra.resiste@gmail.com

Investimento: R$ 100,00

Vagas: 3 a 15 alunos

* Não é necessário conhecimento prévio. Idade mínima: 14 anos.

 

 

_____________________________________________________________________________

 

SEMINÁRIO “O PAPEL ARTE COMO
PRÁTICA POÉTICA DE RE-EXISTÊNCIAS”

 

O seminário pretende levantar reflexões sobre o potencial criativo do papel artesanal como meio de expressão artística, assim como pensar em sua prática coletiva de feitura como articuladora de redes de afetos disparadoras de sensibilidades e poéticas de Re-existência.

Programação:

26.09.19

Seminário sobre autogestão e o uso de papel artesanal em práticas artísticas

Horário: 17h30min às 19h

Convidados: Barbara Benz (artista visual), Wilson Cavalcanti (professor e artista visual, Atelier Livre) e Núcleo de Trabalho Educativo (NTE), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA) que produz papel artesanal e xilogravura.

Mediação: Izis Abreu (Núcleo de Curadoria do MARGS)

17.10.2019

Seminário sobre livros de artista

Horário: 17h30min às 19h

Convidados: Paulo Silveira (professor UFRGS) e Hélio Fervenza (artista e professor UFRGS)

Mediação: Izis Abreu (Núcleo de Curadoria do MARGS)

14.11.2019

Seminário sobre práticas errantes e o precário na arte

Horário: 17h30min às 19h

Convidados:  Maria Ivone do Santos (artista e professora UFRGS) falará sobre o precário na arte. Compõe a mesa com ela o artista Leandro Machado (artista), falando sobre práticas errantes a partir de sua produção.

Mediação: Izis Abreu (Núcleo de Curadoria do MARGS)

 

Sobre os convidados do primeiro seminário:

Barbara Benz é artista plástica, com formação no Atelier Livre da Prefeitura/PMPA, de 1981 a 1988. Licenciada em História pela UFRGS. Trabalha com papel desde 1983, quando cursou ‘Papel Artesanal’ no Festival de Inverno, pela UFMG, em Diamantina/MG. Vem pesquisando e ministrando cursos sobre Reciclagem de Papel, Decoração de Superfície, Dobradura de Papel, Encadernações Artesanais.

Wilson Furtado Cavalcanti é pintor, gravador e desenhista. Tem grande importância no cenário cultural de Porto Alegre, tendo fundado o ateliê de gravura em metal do Museu do Trabalho, em 1988, o Atelier de Litografia Oficina 11, em 1992, o Núcleo de Gravuras do Rio Grande do Sul e a Associação Independente de Artistas em 1997. Desenvolveu sua formação no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, onde atua, desde 1997, como professor de gravura.

Núcleo de Trabalho Educativo (NTE), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA) – O núcleo desenvolve produções artística com papel artesanal com alunos da EPA desde 1999. No ateliê de papel artesanal, o coletivo de alunos cria e comercializa cadernos (espirais e costurados), post-its e cartões em papel artesanal com papel branco, que iria para descarte, e filtros de café, mesmo já utilizados. Os estudantes estão em situação de extrema vulnerabilidade, pois estão em situação rua. Além de gerar alguma renda aos integrantes o projeto oportuniza que eles desenvolvam e expressem suas potencialidades artísticas.

 

 

SERVIÇO

1º Seminário do Programa público da exposição ”Otacílio Camilo – Estética da Rebeldia”

“O papel arte como prática poética de re-existências”

Convidados: Barbara Benz (artista visual), Wilson Cavalcanti (professor e artista visual) e Núcleo de Trabalho Educativo (NTE), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA) que produz papel artesanal e xilogravura.

Mediação: Izis Abreu (Núcleo de Curadoria do MARGS)

Data: 26.09.2019, das 17h30, às 19h

Local: Auditório do MARGS (espaço total de 60 lugares, por ordem de chegada)

Entrada franca

_____________________________________________________________________________

 

SOBRE A EXPOSIÇÃO

A exposição em homenagem ao artista gaúcho Otacílio Camilo (1959-1989), em exibição nas Salas Negras, oferece um resgate do artista porto-alegrense de vida breve e produção intensa nos anos 1980, e que faria 60 anos em 2019, quando também se registram os 30 anos de sua morte. Reunindo cerca de 50 obras do acervo do MARGS e de coleções públicas e particulares, a exposição apresenta gravuras, xilogravuras, objetos, livro de artista e poemas produzidos durante a década de 1980 e que, nas palavras da curadora da mostra, Izis Abreu, “representam micronarrativas pautadas por suas vivências pessoais”.

“Otacílio Camilo – Estética da rebeldia” marca o início de um ciclo de exposições do MARGS intitulado “Histórias ausentes”, que institui no museu uma política de exibição que procura conferir visibilidade a expressões artísticas e narrativas invisibilizadas pelos discursos hegemônicos da historiografia oficial, assim como a artistas cuja produção ainda permanece não legitimada pelo sistema das artes.

A exposição segue em exibição até dia 1º de dezembro de 2019. O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

 

 

SOBRE O ARTISTA

Otacílio Lara Camilo de Oliveira nasceu no dia 14 de abril de 1959, em Porto Alegre. Iniciou sua formação artística no SENAC, aos 16 anos. Mas foi por meio do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre que se inseriu no campo artístico porto-alegrense.  Ingressou na instituição em 1980, estudando história e teoria da arte, desenho, pintura e gravura (xilo, lito e gravura em metal). Além do Atelier Livre, Otacílio também frequentou cursos extracurriculares em diversas instituições pelo Brasil.

Em 1982, o artista realizou uma viagem de deriva pelo Brasil, passando pelo Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Olinda, São Paulo e Salvador. Na cidade de São Paulo, integrou-se ao circuito acadêmico e artístico da Universidade de São Paulo (USP), frequentando o Museu de Arte Contemporânea da universidade (MAC-USP), a Faculdade de Arquitetura (FAU) e a Escola de Arte Dramáticas (ECA), onde desenvolveu proposições experimentais interdiciplinares unindo performance, artes plásticas e música.

Nesse ambiente, também teve contato com importantes nomes da arte brasileira como Regina Silveira, Júlio Plaza, Haroldo dos Campos e Ana Mae Barbosa. Neste período, morou junto aos estudantes do Conjunto Residencial da USP, o CRUSP, onde conheceu os integrantes da banda punk Excomungados, momento em que incorpora os valores e a ética anarcopunk, um acontecimento decisivo na orientação de sua produção e na definição de sua poética.

Ao longo da década de 1980, participou de exposições coletivas no Brasil e no exterior. Também foi premiado em salões e concursos de arte, como o 34º Salão de Abril, em Fortaleza,o Prêmio Aquisição na 7ª Mostra de Gravura da Cidade de Curitiba e a 7ª Bienal de San Juan del Grabado Latino-Americano y del Caribe, em Porto Rico, na qual levou o primeiro lugar.

Em 1987, foi selecionado para o projeto La Jeuve Gravura Contemporaine, intercâmbio entre França e Brasil concebido pelo artista plástico Arthur Luiz Piza.  A exposição ocorreu no Grand Palais des Beaux-Arts, em Paris. Em 1988, integrou a mostra coletiva “Distance”, organizada por Maria Ivone dos Santos e Hélio Fervenza, no Espace Latino-Americain, também em Paris.

Otacílio Camilo faleceu em 1989, aos 30 anos, deixando uma extensa e relevante produção. Em 1994, o MARGS dedicou uma retrospectiva ao artista, dentro do “Projeto: Nossos Artistas”. A mostra reuniu pelo menos 100 trabalhos em xilogravura, alguns deles doados ao museu após a exposição.

 

SOBRE A CURADORA

Izis Abreu é mestranda em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica de Arte (IA/UFRGS). É autora da pesquisa acadêmica “Otacílio Camilo (1959 – 1989) – Estética da rebeldia” (2016), desenvolvida como requisito para obtenção do título de bacharela no curso de graduação em História da Arte (IA/UFRGS). Dedica-se à pesquisa sobre a representação visual de sujeitos negros em acervos públicos de Porto Alegre, realizando também seminários sobre feminismo negro nas artes visuais e palestras sobre perspectivas de educação antirracista no campo da história da arte. Atualmente trabalha no Núcleo de Curadoria do MARGS.

 

MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL – MARGS

“Otacílio Camilo – Estética da rebeldia”

Patrocínio

Banrisul

BRDE

Sulgás

 

Apoio

Café do MARGS

Banca do livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

Oliveira Construções

Killing

Escola de Engenharia da UFRGS

LIFEELAB – Laboratório de Informação da Escolda de Engenharia da UFRGS

Pinacoteca Aldo Locatelli

AAMARGS – Associação dos Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Realização

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Estado da Cultura do RS

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

 

_____________________________________________________________________________

 

MARGS

Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Telefone: 51 32272311

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

Apoio e Realização