Artistas e curadores compartilham os percursos de suas pesquisas e trajetórias na terceira edição do ciclo “Trilhas artísticas”

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) dá continuidade ao ciclo de encontros “Trilhas artísticas”, organizado para trazer a público relatos de experiências sobre o desenvolvimento de trajetórias e pesquisas artísticas.

A terceira edição será realizada nesta sexta-feira (01.11.2019), novamente no auditório do museu, das 14h às 17h30min, agora reunindo Elias Maroso (artista e pesquisador), Richard John (artista visual e professor), Alessandra Bochio (artista multimídia, pesquisadora e professora) e Felipe Castellani (artista sonoro e multimídia, pesquisador e professor), em substituição a Romy Pocztaruk. A mediação é de Vitor Grunvald, professor e pesquisador da UFRGS.

Em uma iniciativa do Instituto de Artes da UFRGS em parceria com o MARGS, o “Trilhas artísticas” apresenta, mensalmente, artistas e curadores abordando seus percursos e metodologias de trabalho. Inicialmente, serão três encontros, de setembro a novembro, sempre das 14h às 17h30min, no auditório do museu. A entrada é gratuita.

O primeiro encontro, no dia 19.09.209, reuniu Marina Camargo (artista visual), Diego Groisman (curador, pesquisador, tradutor, produtor cultural e gestor da Casa Baka) e Fabiana Faleiros (artista visual e pesquisadora), com mediação de Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS.

O segundo evento, realizado no dia 04.10.2019, teve as presenças de Daniel Escobar (artista e mestrando em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS), Renata Sampaio (artista, educadora e curadora independente) e Vitor Grunvald (professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A coordenação do projeto “Trilhas artísticas” é da professora e pesquisadora Marina Câmara (UFRGS).

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

 

SOBRE O TRILHAS ARTÍSTICAS

Trata-se de um ciclo de conferências de artistas e curadores abordando seus processos criativos e as metodologias de trabalho responsáveis pelo alcance de suas obras ou curadorias. Coordenada pela Profª. Marina Câmara, a iniciativa é uma parceria do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) e da Pró-Reitoria de Extensão (Prorext), com o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).

Ao longo de três encontros, os participantes apresentam e compartilham com o público os modos de operação que permitiram que seus trabalhos tivessem projeção profissional inclusive para além da cena local ou para além da cena artística restrita. Cada conferência contará com a presença de três participantes e a mediação de um convidado. Por ser uma atividade de extensão, quem tiver 75% de presença em todo o ciclo, poderá solicitar certificado de participação como ouvinte.

 

SOBRE AS FALAS

 

Richard John

Abordará sua produção artística a partir da pesquisa acerca de Desenhos Miméticos e a Tirania da Forma. A ênfase da fala será no conhecimento versus experiência nas formas de representação do desenho.

 

Elias Maroso

Trará um relato sobre a arte de pulsar caminhos e de atravessar o espaço, saídas que são entradas para outras saídas. Também apresentará um breve apanhado de ações que envolveram a trajetória artística, destacando as saídas encontradas tanto na produção e gestão de eventos artísticos independentes quanto na produção circunscrita no meio acadêmico e institucional.

 

Alessandra Bochio e Felipe Merker Castellani

Será realizada uma análise da pesquisa artística recente dos artistas, mais precisamente a partir de 2016. Essa abordagem traz como ponto central as convergências e inter-relações entre imagem, som, corpo e ambiente, principalmente em instalações e performances audiovisuais. Partindo de estratégias operatórias que geram simultaneamente resultantes sonoras e visuais, Alessandra e Felipe buscam a constituição de uma série de relações de interdependência mútua entre os diferentes meios de expressão artística solicitados nas obras. Assim, os ambientes instalativos e/ou performativos se constituem enquanto uma rede de retroalimentações e traduções entre informações de natureza distinta, entre meios materiais e imateriais, entre analógico e digital, entre corpo, espaço e o público.

 

 

SOBRE OS PARTICIPANTES

Richard John

[Bom Princípio/RS, 1966]

Artista visual e professor. É doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pela mesma instituição, possui Mestrado em Artes Visuais na linha de Poéticas Visuais e Bacharelado em Artes Plásticas com ênfase em Pintura e Desenho. Entre 1998 e 2011, atuou como professor do Centro Universitário da Feevale nos cursos de Bacharelado em Artes Visuais, Ensino da Arte na Diversidade e Arteterapia. De 2006 a 2011, na mesma universidade, exerceu o cargo de coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Poéticas Visuais: Pintura, Desenho e Instalação – Processos Híbridos. Entre 2009 e 2018, foi professor do Curso de Design Visual da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) e, entre 2013 e 2018, atuou como coordenador do Espaço Cultural desta mesma instituição.

 

Elias Maroso

[Sarandi/RS, 1985]

Artista e pesquisador. É doutorando em Artes Visuais na linha de Poéticas Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Mestrado em Arte e Tecnologia, Graduação em Artes Visuais e Especialização em Design de Superfície, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 2008, realizou extensão universitária na Escuela de Bellas Artes, na Universidad de la República, em Montevidéu/Uruguai. É membro-fundador do coletivo de artistas e produtores culturais Sala Dobradiça. Integra o Grupo Arte e Design (UFSM – CNPq) e o Grupo de Pesquisa Veículos da Arte (UFRGS – CNPq). Desenvolve pesquisa voltada ao objeto, à eletrônica e à intervenção.

 

Alessandra Bochio

[São Paulo/SP, 1983]

Artista multimídia, pesquisadora e professora. Como artista se dedica à criação de performances e instalações audiovisuais. É Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), 2015, com estágio de pesquisa na Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, França. É professora adjunta do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e líder do Grupo de Estudos e Práticas em Arte Mídia.

 

Felipe Merker Castellani

[São Paulo/SP, 1984]

Artista sonoro e multimídia, pesquisador e professor. Como artista desenvolve instalações interativas, videoinstalações e performances audiovisuais em parceria com artistas de diversas áreas. É doutor em Música na área de Processos Criativos junto ao Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 2016, com estágio de pesquisa na Université Paris 8, França. É professor adjunto do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas e líder do grupo de pesquisa Corpo-imagem-som: pesquisa artística e práticas experimentais.

 

MEDIADOR

Vitor Grunvald

[1983, Belém/PA]

Vitor Grunvald é viado, nortista, professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ‘corpa’ livre do coletivo de ‘artivismo’ Revolta da Lâmpada. É um dos coordenadores do Núcleo de Antropologia Visual – UFRGS, além de integrar diversos outros grupos de pesquisa na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui formação também em cinema pela Academia Internacional de Cinema. É fotógrafo, realizador audiovisual e seus trabalhos, tanto acadêmicos quanto artísticos, giram em torno de gênero, sexualidade, arte, imagem, performance, cinema e estratégias documentais. Seu último trabalho, Domingo, parte de um projeto documental de narrativa transmídia realizado com Paulo Mendel, foi selecionado para a 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil.

 

_____

 

 

SERVIÇO

TRILHAS ARTÍSTICAS – 3ª EDIÇÃO

Participantes: Elias Maroso, Richard John, Alessandra Bochio e Felipe Castellani

Mediação: Vitor Grunvald, professor (UFRGS) e pesquisador

Data: 01.11.2019 (sexta)

Horário: das 14h às 17h30

Auditório do MARGS

Entrada Franca

 

_____

TRILHAS ARTÍSTICAS

 

Realização

Instituto de Artes da UFRGS

Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq)

Pró-Reitoria de Extensão (Prorext)

Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Cultura do RS

MARGS

 

 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS)

 

Patrocínio

Banrisul

BRDE

Sulgás

 

Apoio
Café do MARGS
Banca do livro
Bistrô do MARGS
Killing
Arteplantas
Celulose Riograndense
Oliveira Construções

AAMARGS

Apoio e Realização