Ospa leva ao MARGS dois recitais gratuitos

Jose Milton Vieira_Credito_Mariana Sirena.

Grupos formados por músicos da orquestra se apresentam no dia 16 de julho, domingo, às 16h30, no Museu. O duo “Remendola de Chave” interpreta música autoral, e o “Trio de Metais”, obras originais para a formação de trombone, trompa e trompete.

Quem for ao próximo evento da Série Música no Museu, parceria entre a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), entrará em contato com um repertório e instrumentos musicais inusitados. No dia 16 de julho, domingo, às 16h30, o grupo “Remendola de Chave”, formado pelo percussionista Diego Silveira e o pianista Paulo Bergmann, apresenta sua música autoral utilizando desde o teclado até vuvuzelas. Na mesma tarde, o “Trio de Metais” composto por Elieser Fernandes (trompete), Israel Oliveira (trompa) e José Milton Vieira (trombone) executa obras originais do Século XX para a sua formação. Os dois recitais acontecem no coração da exposição “Paisagem no Tempo – Carlos Petrucci e o acervo do MARGS”. A entrada é franca.

O programa

Diego Silveira e Paulo Bergmann comentam seu trabalho: “A remendola de chave é um instrumento antecessor da pianola, do realejo, do sequenciador e do loop. O nosso conjunto se inspira nesse instrumento e mistura fragmentos sonoros. Diferentes estilos e proveniências musicais são passados no liquidificador e filtrados no piano, na escaleta, no computador e nas vuvuzelas.” Seis músicas compõem a apresentação: “Cluster de Abertura”, “Amostra Surubim de Fumaça de Brinquedo”, “Consolação com Quadros Manuais de Campainha JB Hocus Pocus”, “Remendola”, “Singa Dias Nave Canteyopitfall” e “Fita com Tangodeon de Funk Messias e Sopro Midnight de Canaleão Shadow”.

Na segunda parte da tarde, o Trio de Metais apresenta “Trio de metais Escaleno” de Fernando Morais, “Quatre Esquisses” de Eugene Bozza e “Sonata para Trio de Metais” de Francis Poulenc. O trombonista José Milton Vieira conta: “O nome da primeira obra é uma comparação entre os lados de um triângulo escaleno e os instrumentos de um trio de metais. A segunda obra é um tradicional duo de trompete e trombone, desafiante e repleto de variações melódicas e rítmicas. A última é a peça mais famosa para essa formação. Ela reúne uma série de episódios de dança, uma canção de ninar e um rondó um pouco mais movido”.

A série

Lançada no ano passado, a série Música no Museu foi criada para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da Ospa. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas em relação à orquestra, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. Em Porto Alegre, os encontros são promovidos uma vez por mês em parceria com o MARGS. O objetivo da série é também aproximar música, artes visuais e história em um espaço tradicional da cidade dedicado à preservação da nossa história cultural.

Dica – Quem for ao recital poderá apreciar também, além de “Paisagem no Tempo”,  as mostras “A trajetória da luz”, de Leon Santos, “Marilice Corona – entre o acervo e o eStúdio“, “No eStúdio – mostra coletiva do Studio P” e “TRAÇO SOLTO – Trânsitos da Arte Naif no Acervo do MARGS”.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul (Sedactel/RS). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp e Enerfín/Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel/RS.

Recital Remendola de Chave e Trio de Metais | Série Música no Museu da Ospa

Quando: 16 de julho, domingo, às 16h30
Onde: Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS (Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico)

PROGRAMA