Ospa apresenta recital do quarteto “Pró-música” no MARGS

OSPA_SERIEMUSICANOMUSEU_2509_CREDITO MARILIA LIMA (6)
No dia 8 de outubro, domingo, às 16h30, músicos da orquestra interpretam obras de Dvorák, Villa-Lobos e Piazzolla na Pinacoteca do Museu. A entrada é franca.
Antonín Dvorák, Heitor Villa-Lobos e Astor Piazzolla são os compositores em destaque no próximo recital da Série Música no Museu, parceria da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) com o Museu de Arte do RS Ado Malagoli (MARGS). No dia 8 de outubro, domingo, às 16h30, o Quarteto Pró-música, formado por Geraldo Moori (violino), Paulo Barcellos (violino), Delmar Breunig (viola) e Deolindo Azambuja (violoncelo), se apresenta no centro da exposição “A Paisagem no Tempo – Carlos Petrucci e o Acervo do MARGS”, na Pinacoteca do Museu. O evento tem entrada franca.

O Programa

“Quarteto de Cordas nº 12 op.96”, também conhecido como “Americano”, composto por Antonín Dvorák em 1893, dá início ao recital. Trata-se de uma das obras mais celebradas do compositor checo nesse gênero, escrita quando ele morava nos Estados Unidos. Na sequência, os instrumentistas executam “Saltando como um Saci”, sexto movimento do “Quarteto de Cordas nº1” de Heitor Villa-Lobos, elaborado em 1946. Para finalizar a tarde em grande estilo, o público escuta dois importantes tangos de Astor Piazzolla, arranjados para quarteto de cordas: “La Muerte del Angel” e “Invierno Porteño”.

O grupo

O quarteto “Pró-música” é formado por Paulo Barcelos (violino), Geraldo Moori (violino), Delmar Breunig (viola) e Deolindo de Azambuja (violoncelo). Todos são membros da Ospa há muitos anos, e também atuam em outros grupos e formações camerísticas, tendo uma experiência sedimentada em performances de concerto. Ao optar por linguagens musicais simples e leves, o quarteto tem a proposta de levar ao público música e entretenimento com qualidade.

A série

Lançada no ano passado, a série Música no Museu foi criada para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da Ospa. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas em relação à orquestra, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. Em Porto Alegre, os encontros são promovidos uma vez por mês em parceria com o MARGS. O objetivo da série é também aproximar música, artes visuais e história em um espaço tradicional da cidade dedicado à preservação da nossa história cultural.

Dica – Quem for ao recital poderá apreciar também, além da mostra “A Paisagem no Tempo – Carlos Petrucci e o Acervo do MARGS”, as exposições “Uma possível história da arte do Rio Grande do Sul – Os Clubes de Gravura e a permanência do suporte”, “Neon” de Gelson Radaelli, “Anotações à margem de uma obra: Léo Dexheimer” e “Planeta Vermelho – Desenhos de Fábio André Rheinheimer”.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp e Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.
Recital da Ospa | Série Música no Museu
Quando: Dia 8 de outubro de 2017, domingo
Horário: 16h30
Local: Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico)
ENTRADA FRANCA
PROGRAMA
Antonín Dvorák: Quarteto de Cordas nº 12 op.96
Heitor Villa-Lobos: Quarteto de Cordas nº1 – 6° movimento: Saltando como um Saci
Astor Piazzolla: La Muerte del Angel (Arr. Jose Bragato / Adp. Deolindo de Azambuja)
Astor Piazzolla: Invierno Porteño (Adp. Deolindo de Azambuja)
Apresentação:  Quarteto “Pró-Música”, formado por Geraldo Moori (violino), Paulo Barcellos (violino), Delmar Breunig (viola) e Deolindo Azambuja (violoncelo).

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA OSPA
Mariana Sirena – jornalista
Maí Yandara – estagiária
Raquel Padão Laks – estagiária
Rua 24 de Outubro, 850/305
(51) 3222 7387
(51) 99822 5779

www.ospa.org.br

FacebookTwitterGoogle+PinterestWhatsApp

Comentários

comentários