Ospa apresenta recital de cordas no MARGS

Quarteto de Cordas_Credito_Milton Bock (1)

No dia 20 de agosto, domingo, os amantes da música de câmara e das artes plásticas têm um encontro marcado no Museu de Arte do Rio Grande do Sul  Ado Malagoli (MARGS). A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) prepara para a data, o recital da Série Música no Museu, em parceria com o MARGS. A partir das 16h30, o Quarteto de Cordas,  formado Brigita Calloni (violino), Leonardo Bock (violino), Cosmas Grieneisen (viola) e Alexandre Diehl (violoncelo), interpreta obras de Alberto Nepomuceno, Luiz Cosme, Liduíno Pitombeira e Claude Debussy na Pinacoteca do Museu. A exposição “A paisagem no tempo – Carlos Petrucci e o acervo do MARGS” será o cenário da exibição. A entrada é franca.

O programa

A composição “Prece” de Alberto Nepomuceno, considerado um dos principais nomes do nacionalismo brasileiro do século XX, abre o programa do recital. Depois, o “Quarteto de Cordas no. 1”, do compositor porto-alegrense Luiz Cosme, é interpretado pelo grupo. “Nyx” e “Seresta nº 8″, peças do cearense Liduíno Pitombeira, dão sequência à exibição. A apresentação termina em grande estilo, com a única composição para quarteto de cordas do francês Claude Debussy: o “Quarteto em sol menor” op. 10.

O conjunto que se apresenta no recital é formado por músicos premiados que atuam na Ospa e também fazem participações nas mais importantes orquestras do Brasil.

A série

Lançada no ano passado, a série Música no Museu foi criada para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da Ospa. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas em relação à orquestra, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. Em Porto Alegre, os encontros são promovidos uma vez por mês em parceria com o MARGS. O objetivo da série é também aproximar música, artes visuais e história em um espaço tradicional da cidade dedicado à preservação da nossa história cultural.

Dica – Quem for ao recital poderá apreciar também, além da mostra “A paisagem no tempo – Carlos Petrucci e o acervo do MARGS”, as exposições “Uma possível história da arte do Rio Grande do Sul – Os Clubes de Gravura e a permanência do suporte” e “Neon” de Gelson Radaelli.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul (Sedactel/RS). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp e Enerfín/Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel/RS.

Recital Quarteto de Cordas | Série Música no Museu da Ospa

Quando: 20 de agosto, domingo, às 16h30
Onde: Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS (Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico)

Alberto Nepomuceno: Prece