Ospa apresenta obras de Mozart e Beethoven em recital no MARGS

QuartetoCordas_Ospa_Divulgacao (1)

Quartetos de cordas escritos por Ludwig van Beethoven e Wolfgang Amadeus Mozart compõem o programa do próximo recital da Série Música no Museu. Parceria da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) com o Museu de Arte do RS Ado Malagoli (MARGS), a iniciativa promove seu quinto evento do ano no dia 17 de setembro, domingo, às 16h30. O grupo formado por Leonardo Bock (violino), Ariel Polycarpo (violino), Carol Argenta (viola) e Rodrigo Alquati (violoncelo), músicos atuantes junto à Ospa, apresenta-se em meio à exposição “A paisagem no tempo – Carlos Petrucci e o acervo do MARGS”, em cartaz na Pinacoteca do museu. A entrada é franca.

O programa

Mozart (1756-1791) foi um ícone do classicismo vienense, enquanto Beethoven (1770-1827) desenvolveu sua obra na transição do período clássico para o romântico. Os dois criaram peças fundamentais não só no repertório de música sinfônica, mas também no da música de câmara.

Na primeira parte do recital, será interpretado o Quarteto nº 9 em Dó maior”, escrito por Beethoven em 1808. Trata-se do último dos três quartetos encomendados pelo príncipe Andrey Razumovsky, então o embaixador russo em Viena. Em seguida, será executado um dos “Quartetos Haydn” de Mozart – conjunto de seis quartetos de cordas que ele escreveu durante seus primeiros anos em Viena, mais tarde dedicados a Joseph Haydn. É o Quarteto nº 16 em Mi bemol Maior”, elaborado em 1783.

O grupo

O conjunto que se apresenta no recital é formado por músicos premiados que atuam na Ospa e também fazem participações nas mais importantes orquestras do Brasil. Leonardo Bock e Ariel Polycarpo, violinistas, foram aprovados no mais recente concurso público da orquestra, e estão em processo de nomeação. Rodrigo Alquati é violoncelista da Ospa e já recebeu o Prêmio Açorianos com diversas produções. Carol Argenta, violista formada pela Universidade Federal do RS, tem intensa atuação em recitais e formações de câmara em Porto Alegre.

A série

Lançada no ano passado, a série Música no Museu foi criada para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da Ospa. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas em relação à orquestra, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. Em Porto Alegre, os encontros são promovidos uma vez por mês em parceria com o MARGS. O objetivo da série é também aproximar música, artes visuais e história em um espaço tradicional da cidade dedicado à preservação da nossa história cultural.

Dica – Quem for ao recital poderá apreciar também, além da mostra “A paisagem no tempo – Carlos Petrucci e o acervo do MARGS”, as exposições “Uma possível história da arte do Rio Grande do Sul – Os Clubes de Gravura e a permanência do suporte”, “Neon” de Gelson Radaelli e “Do quadro à paisagem”, de Angela Zaffari.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul (Sedactel/RS). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp e Enerfín/Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel/RS.

Recital Quarteto de Cordas | Série Música no Museu da Ospa

Quando: 17 de setembro, domingo, às 16h30
Onde: Museu de Arte do RS Ado Malagoli – MARGS (Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico)

Ludwig van Beethoven: Quarteto nº 9 em Dó maior