Núcleo Educativo coordena nova alteração de obras na exposição “Acervo em Movimento”

Esta será a segunda “virada” na exposição aberta em março e que segue em exibição até julho. Nova configuração reitera discussões já evidenciadas sobre questões envolvendo gênero e raça

 

Próxima terça, 7 de maio, o MARGS abre as portas ao público normalmente, às 10h, mas trazendo uma novidade: a segunda alteração das obras que integram a exposição “Acervo em Movimento: um experimento de curadoria compartilhada entre as equipes do MARGS”, inaugurada em 16 de março, nas Pinacotecas do museu. 

Nesta segunda “virada” da exposição, a cargo do Núcleo Educativo do MARGS, 14 obras serão inseridas, 14 serão retiradas e 2 terão suas posições alteradas. Entre as artistas que passam a integrar agora a mostra, estão nomes como Vera Chaves Barcellos, Didonet Thomaz, Tomie Ohtake, Elaine Tedesco, Camila Sposati e Camila Schenkel.

Essa nova substituição de obras foi pensada a partir de uma análise das configurações anteriores da exposição e de quais técnicas e mídias, presentes no acervo, haviam sido pouco exploradas até então nas escolhas do que está em exibição. Nesse sentido, serão inseridas fotografias, registros de performances e obras feitas a partir de processos híbridos. A reconfiguração também leva em consideração a experiência do Educativo na vivência diária com os públicos visitantes e as conexões feitas pelos visitantes entre as obras expostas.

A mudança também reitera, de certa forma, as alterações já feitas na exposição pelo Núcleo de Curadoria na primeira virada, que propôs discussões sobre questões de gênero e raça. Considerando a importância dessas proposições, o Núcleo Educativo procurou respeitar a discursividade construída na montagem anterior, reforçando-a através de um olhar atento à participação de artistas negros e artistas mulheres nessa nova configuração expositiva.

 

A exposição

Acervo em Movimento é uma ampla exposição baseada no acervo do museu, ocupando as três galerias das Pinacotecas, o espaço mais nobre do MARGS. O projeto expositivo consiste em um exercício experimental de curadoria com as equipes do museu, que atuam no desenvolvimento da mostra em regime compartilhado. A exposição inaugurou com uma seleção de obras do acervo, passando até julho por alterações quase mensais com entradas e saídas de outras obras. Cada uma dessa “viradas” será conduzida por integrantes dos Núcleos de Curadoria, Acervo, Educativo, Documentação e Pesquisa, e Restauro e Conservação.

Acervo em Movimento constitui um primeiro experimento curatorial voltado ao acervo, o qual se quer permanente na política de exibição do MARGS nesta gestão, passando a ocupar diferentes salas do museu depois desta estreia nas Pinacotecas.

 

As alterações de obras acontecem nas segundas-feiras, quando o museu está fechado e podem ser conferidas no dia seguinte.

 

Datas das alterações:

16.03 – Abertura com seleção de obras pelo Diretor-Curador (Duração de 23 dias)

08.04 – Obras escolhidas pelo Núcleo de Curadoria (Duração de 27 dias)

06.05 – Obras escolhidas pelo Núcleo Educativo (Duração de 27 dias)

03.06 – Obras escolhidas pelo Núcleo de Acervo (Duração de 27 dias)

01.07 – Obras escolhidas pelo Núcleo de Documentação e Restauro (Duração de 20 dias)

21.07 – Encerramento da exposição

 

Ações do Núcleo Educativo

Durante o período de visitação até julho, serão realizadas atividades, ações, falas e um curso dentro do programa público da exposição.

Acompanhe a programação:

www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

 

 

SERVIÇO

2ª alteração das obras da exposição “Acervo em Movimento: um experimento de curadoria compartilhada entre as equipes do MARGS” (de 8 de maio a 03 de junho)

Visitação: o projeto curatorial segue em exibição até 21 de julho de 2019

Local: Pinacotecas do MARGS (Praça da Alfândega, s./n.º)

Entrada Franca

 

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita.

Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail educativo@margs.rs.gov.br

 

 

Patrocínio

Banrisul

BRDE

Sulgás

 

Apoio

Café do MARGS

Banca do livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

Oliveira Construções

AAMARGS

 

Realização

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Cultura do RS

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Localização: Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Telefone: 51 32272311

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

Comentários

comentários

Apoio e Realização