Nova série de Angela Zaffari: Do quadrado à Paisagem

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli convida para a exposição “Do quadrado à Paisagem”, da artista Angela Zaffari, com abertura dia 3 de agosto (quinta), na Galeria Iberê Camargo do MARGS. A mostra com curadoria de Ana Zavaldil e Leticia Lau pode ser visitada de 4 agosto até 24 de setembro, com entrada franca.

Para a exposição será criada uma instalação utilizando um conjunto de caixas de acrílico transparente com papeis coloridos dentro simulando os quadrados de cor, presentes nas pinturas como uma nova forma de apresentar suas composições.

A exposição surgiu da vontade de Angela de mostrar sua nova série iniciada em 2015, onde a partir dos seus quadrados coloridos, em busca de nova proposta de pintura, encontra nas imagens pixeladas uma vontade de pintar fotografias de viagens e lugares que tem um significado especial para ela.  A mostra conta com um total de 16 obras em acrílica sobre tela, 04 em acrílica sobre papel e 01 instalação, todas especialmente desenvolvidas para a exposição no MARGS.

Angela explica que a paisagem, por ora apresentada, remete ao início da sua trajetória artística, pois através dela ingressou pelos caminhos da pintura.

“Fazendo uma retrospectiva breve vejo que esta nova série de paisagens em quadrados estabelece um ciclo importante de criação. Este elemento figurativo, que foi o ponto de partida para a abstração, inicialmente com linhas mais disformes e posteriormente mais lineares, retorna sob a forma de quadrados e em uma linguagem mais simplificada, trazendo, entretanto, uma percepção nova, onde o jogo de cores intui algo lúdico e prazeroso.

Meu percurso criativo inicia com linhas horizontais e verticais riscadas na tela à mão, formando uma grade onde, intuitivamente, me permito trabalhar cores e tons, os mais variados possíveis, pois a cor é o elemento fundamental do processo criativo, e é ela que me instiga e me surpreende a cada trabalho desenvolvido.

Das linhas, uma vez cruzadas, surgiram novas formas, onde a principal delas é o quadrado. E foi nesta forma rígida que encontrei, paradoxalmente, liberdade plena de criação, pois, ao mesmo tempo em que impõe limites, cria um espaço que proporciona o uso sem fim de cores e tons, através de construções simples e limpas.

E o resultado de todo este processo é uma explosão de cores, onde a preocupação com o rigor formal inexiste, dando espaço a busca de um colorido que talvez seja inatingível, mas que proporciona uma verdadeira experiência sensorial aos olhos de quem vê.”

Angela Zaffari

 

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

 

 

Texto curatorial

Quadriculando a Paisagem

 

O trabalho de Angela Zaffari permite o acesso a múltiplas leituras, uma vez que se apresenta em composições distintas. Uma classificação precisa não é o caso para esta série de obras, visto que são paisagens, melhor dizendo, uma história que vai do quadrado à paisagem.

O fato é que os trabalhos nascem de um fazer laborioso focado na qualidade técnica da pintura e cujas obras representam paisagens reais ou imaginárias, espontâneas ou construídas. Perceber os personagens que fazem parte desses enquadramentos oportunizará entrar no mundo novo da poética de Angela Zaffari, pois de um território conhecido se chega a outros menos conhecidos.

A exposição Do Quadrado à Paisagem cria novas relações entre arte/vida/ciência, e isso se concretiza no trabalho da artista pelo movimento do seu universo poético e o seu campo específico de trabalho em um território de cruzamentos sem fronteiras delimitadas.

Para entender seu processo tal como ele ocorre hoje, é necessária uma análise a partir das seguintes dimensões: da conceitualização teórica, dos antecedentes históricos, da sua transformação e da sua especificidade atual.

Neste texto, além de explicitar as questões acima, procuro ainda salientar a questão que chamo de “mix-appeal”, ou seja, de um apelo à mistura, em que a qualquer momento pode surgir novos fragmentos ou totalidades parciais, abertas e sempre em movimento, em contínua metamorfose.

O quadrado é o ponto de partida do percurso que dá origem à obra. A partir dele, é que se abrem todas as possibilidades dentro do trabalho. Porém, abre-se também a inquietação na busca de colocar esse signo em consonância com as suas pesquisas e na aparência da obra como constituinte imprescindível e com a capacidade de inovação para cada trabalho da mostra. Esse fato artístico nos leva direto ao conceito de repetição de Gilles Deleuze.

A repetição pensada a partir da diferença, como quer Deleuze, e da maneira que interessa à arte, não significa só singularidade, mas também multiplicidade. A repetição gera deslocamentos e tem o seu potencial no jogo e no acaso. Para o filósofo francês, repetição é transgressão, já que “a repetição pertence ao humor e à ironia, sendo por natureza transgressão, exceção e manifestando sempre uma singularidade contra a generalidade…”.[i]

No trabalho de Angela Zaffari, o deslocamento e a transgressão aparecem em cada linha formada pelos quadrados, porque a linha nunca será a mesma, uma nova ordem se estabelece, em que diferenças são encontradas na série de elementos coexistentes. Pode-se afirmar ainda que o diferente se refere ao diferente pela diferença.

Podemos encontrar referências no contexto da história da arte para as pesquisas de Angela Zaffari apenas citando dois nomes de dois movimentos de vanguarda do século XX: Kazimir Malevich (1878-1935), principal artista do Construtivismo Russo, e Piet Mondrian (1872-1944) do Neoplasticismo. No primeiro movimento, a pintura e a escultura eram pensadas como construções e não como representações. Os quadrados coloridos nas pinturas de Angela Zaffari remetem a construções e quando saem da tela para ocupar um espaço tridimensional na parede fica mais evidente essa característica. Já o Neoplasticismo influenciou uma geração de artistas brasileiros, principalmente os do Grupo Ruptura de São Paulo e os do Grupo Frente no Rio de Janeiro, no período da Arte Concreta, e segue influenciando novas pesquisas artísticas.

Como já foi citado, o quadrado como dimensão simbólica é uma das forças no trabalho, mas a segunda potência está relacionada à cor. Na arte contemporânea, a partir dos anos de 1960, a cor no campo da visualidade foi muito explorada e repensada, basta lembrar-se do artista brasileiro Hélio Oiticica (1937-1980), um dos expoentes da arte internacional. Os trabalhos dele saíram da parede para os objetos, mas em nenhum momento abandonou as cores fortes e pontuais. Ele mesmo afirmou “a cor é a primeira revelação do mundo”.[ii] A cor corporifica-se em outro material – o papel – e vai para a parede em nova relação com a sua obra agora em sintonia com o objeto. O quadrado e a cor em constante movimento que modifica a experiência do fazer e transforma esse ato em novas experimentações. Esse fazer demanda um tempo em eterno movimento, em “eterno retorno”. A relação espaço/temporal que permeia o trabalho intensificado pela cor cria uma nova percepção e sinestesia estética.

A mostra em questão é composta por uma série de trabalhos que transmitem fortes relações visuais pautadas nos elementos cor e quadrado, que não se encerram em suas próprias plasticidades, mas trazem reflexões sobre o aspecto conceitual de sua produção e desafiam o espectador a compreender a 犀利士
sua lógica processual e poética.

O resultado plástico do conjunto apresenta uma narrativa poética com intervalos aos quais denominei de ponto, ou seja, um quadrado de uma cor só, reforçando o sentido de pausa entre a densa narrativa sugerida pelas telas que representam paisagens e seus desdobramentos com seus ritmos e suas cores imponentes. As paisagens são retiradas de cenas de viagens da artista e transformadas através de pixels[iii], pois a coerência faz parte do processo, e as imagens são transformadas nessa unidade de medida digital com o intuito de ter uma imagem visível por meio da união dos quadrados.

A exposição cria a necessidade para o espectador de olhar atentamente as obras e desvendar as conexões entre elas e a potência do seu alcance. Só então poderá buscar novos sentidos e relações entre o conjunto.

A exposição Do Quadrado à Paisagem convida o público para conhecer o lado mais subjetivo do trabalho de Angela Zaffari, em que o assunto de suas pinturas se volta à paisagem. O quadrado e a cor marcantes também em suas produções anteriores agora se revestem de novas nuances e combinações trazendo autonomia estética, em que os jogos visuais propostos implicam profícuas misturas entre pesquisa e técnica onde o resultado final é um conjunto de obras de grande valor visual.

Ana Zavadil – curadora

 

 

A artista

Angela Zaffari é natural de Porto Alegre (1965) e radicada na cidade de Bagé, trabalha com pintura desde 2006.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

2016 Cruzamentos Cromáticos – Espaço Cultural do IAB RS – Porto Alegre, RS; 2014 Angela Zaffari

Escritório ArteBerry – Dubai – Emirados Árabes; 2013 Para não dizer que não falei de flores

Galeria DelphusUp – Porto Alegre, RS; 2012 Pinturas – AZ Galeria – Bagé, RS; Poesia em Cor

Espaço Cultural UNIVATES – Lajeado, RS; Angela Zaffari – Fundação Casa das Artes – Bento

Gonçalves, RS; 2008 Angela Zaffari – Galeria Gravura – Porto Alegre, RS.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS

  1. Novas Paisagens , Galeria Arte & Fato, Porto Alegre, RS; 2016 Festival Paratíssima Lisboa , I Bienal

C Itinerante, Lisboa, Portugal; Caminhos da Criação: Arte, Design e Moda , curadoria Ana Zavadil, UCS,

Caxias do Sul, RS; Paisagem Plural , curadoria Ana Zavadil, fundação Badesc, Florianópolis, SC ; 2015

Abordagens e Sentidos: A Pintura como Possibilidade Poética , Estúdio Dezenove, Rio de Janeiro, RJ,

Brasil; A Paisagem: Devaneios, Vestígios e Outras Derivas , Museu de Arte Contemporânea do Rio

Grande do Sul, Porto Alegre, RS ; I Bienal C , Mostra Contextos e Inquietações , Galeria de Arte DMAE,

Porto Alegre, RS; Marcando a Arte – Associação Chico Lisboa, Porto Alegre, RS; 2014 Arte + Arte Museu

dos Direitos Humanos, Porto Alegre, RS; Geografia da Criação Moda, Arte e Design, Museu de Arte do

Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) – Porto Alegre, RS; 20º Salão de Artes Visuais da Câmara

Municipal de Porto Alegre , RS; Útero, Museu e Domesticidade – Gerações do Feminino na Arte – Museu

de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) – Porto Alegre, RS; O Cânone Pobre – Uma

Arqueologia da Precariedade na Arte – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) –

Porto Alegre, RS; 2013 30 x 30 Todas as Formas de Arte – AZ Galeria – Bagé, RS; Poética das Moradas

Centro Cultural de Bagé, RS; +D26 – Nieto Galeria – Porto Alegre, RS; Empilháveis V – Atelier Plano B –

Galeria de Arte do Dmae _ Porto Algre, RS; Cores – Galeria Modernidade – Novo Hamburgo , RS; Cor e

Espaço – Espaço Cultural Chico Lisboa – Porto Alegre, RS; Retrospectiva Convocatórias de Arte

2008/2012 – Atelier Plano B – DMAE – Porto Alegre, RS; 2012 Arte + Arte Liberdade Contemporânea

Galeria Augusto Meyer – IEAV– CCMQ – Porto Alegre, RS; Coleção DaVera 2012 – galeria DaVera,

Porto Alegre, RS; 2011 Arte + Arte Transversalidades – Galeria Sotero Cosme – MAC/RS – CCMQ –

Porto Alegre, RS; Expressão em Duas Cores – Espaço Cultural Chico Lisboa – Porto Alegre, RS;

Acumulações Sensíveis – Centro Cultural Dr. Henrique Ordavás Jr – Caxias do Sul, RS; 2010 A Cor como

Experiência Estética – Bienal B – Nieto Galeria _ Porto Alegre, RS; Arte + Arte: Ensaios Contemporâneos

– Associação Chico Lisboa – Museu de Arte Contemporânea do RS – CCMQ – Porto Alegre, RS; Sin

Fronteras – Museu Pedro de Osma – Lima, Peru; 2009 Sin Fronteras – IV Palm Art Awards – Galeria Art

Domain – Leipzig – Alemanha; Palimpsesto – Galeria Mali Villas-Bôas – São Paulo, SP; 2008 O Fim é o

Começo – Atelier Estággio – Galeria Vertente – Porto Alegre, RS; Sin Fronteras – Galeria Arteuy – Punta

del Este/UY.

 

 

SERVIÇO

Exposição: Do Quadrado à Paisagem

Abertura: 3 de agosto (quinta)

Visitação: de 4 de agosto a 24 de setembro

de terças a domingos, das 10h às 19h

Local: MARGS

Entrada Franca

 

Patrocínio

Banrisul

BRDE

 

 

Apoio

AZ Galeria

Babilônica Arte e Cultura

Nieto Ateliê de Molduras e Galeria de Arte

Café do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

AAMARG

 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Localização: Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Telefone: 32272311

Entrada Franca

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

 

[i] (DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal,1988, p.27).

[ii] (OITICICA, Hélio, 1960-61. Vários Escritos. Itaú Cultural)

[iii] Pixel ou pixel-aglutinação vem de picture e element, isto é, elemento de imagem, sendo pix a abreviatura em inglês para pictures, o menor elemento em um dispositivo de exibição (por exemplo, um monitor), ao qual é possível se atribuir uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, e o conjunto de pixels forma a imagem inteira. https://www.priberam.pt/dlpo/pixel

Apoio e Realização