Noite dos Museus volta a lotar estabelecimentos culturais em Porto Alegre

Apesar do frio e da chuva incessante da última noite de sábado, o público voltou a fazer filas parta prestigiar a terceira edição de Noite nos Museus na capital.

Com mais de 50 shows gratuitos em 10 centros culturais de Porto Alegre, a produtora Rompe Cabezas  convocou apenas artistas locais – como Neto Fagundes, Thiago Ramil, Marcelo Delacroix, entre outros – para compor um programa eclético com jazz, blues, samba, funk, pop, rock, música erudita e outros gêneros.  Os shows foram apresentados no Museu Julio de Castilhos,

O Margs e o Memorial também participaram do evento, sem atrações musicais e com a programação baseada na  11ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Devido à forte chuva, os shows que aconteceriam na Praça da Alfândega foram transferidos para o Museu Hipólito José da Costa.

Apresentações

Com cerca de 50 apresentações, das 19h até a 1h, o detaque foi para a produção musical gaúcha que trouxe um repertório eclético. Os ritmos foram desde o erudito da pianista Olinda Alessandrini, passando pelo jazz da Kula Jazz e a sonoridade regional de Neto Fagundes até chegar ao samba de Eduardo Pitta e ao chorinho do Sexteto Gaúcho.

O blues, por sua vez, ganhou um destaque especial com atrações no Museu Júlio de Castilhos, onde foram realizados pocket shows de Lorenzo Tassinari & Banda, Ale Ravanello Blues Combo e Luciano Leães – todos se juntaram para uma jam session no fim da noite. Já no Museu da UFRGS houve um minifestival, com a presença de Thiago Ramil, banda Valente e o conjunto Irish Fellas, além da presença de cervejarias locais e opções gastronômicas.

O evento ainda contou com apresentações instrumentais de Rodrigo Nassif, Thiago Colombo, Yangos, Duo Nascente, Samuca do Acordeon, Camerata Violões de Porto, Batuque de Cordas, Dunia Elias & Luciano Maia, Ariel Polycarpo & Daniel Benitz e da Orquestra de Violoncelos Jean-Jacques Pagno. Paulo Inchauspe, Tiago Rinaldi, Paola Kirst, Felipe Azevedo, Marcelo Fruet, Marcelo Delacroix, Simone Rasslan & Kiti Santos, Akeem Music, Quinteto Le Donne Nobili, Naquele Tempo, Três Marias, Irish Fellas, Mezz Organ Qu4rtet e Funkalister também marcaram presença.

Entre as atrações para o público infantil, o grupo Cuidado Que Mancha apresentou “Quem Não Dança Balança a Criança”, trecho do premiado espetáculo de músicas e brincadeiras que envolvem a plateia em coreografias, trava-língua e canções, no Planetário.

 

Foto de José Francisco Alves

Comentários

comentários