Mostra fotográfica traz a beleza dos lençóis mostardenses

A Associação de Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (AAMARGS) apresenta a exposição “Lençóis Mostardenses”, do grupo Coletivo Múltiplos Olhares, de 5 de março a 30 de abril de 2018, no Bistrô do MARGS. A mostra, que prossegue a seleção dos trabalhos vencedores no Concurso de Fotografias da AAMARGS 2018, apresenta um conjunto de fotografias cujo foco central é o registro natural do Parque Nacional da Lagoa do Peixe no município de Mostardas, litoral do Rio Grande do Sul.

O grupo de fotografia Múltiplos Olhares entende que “em um mundo competitivo emergem grupos de indivíduos que cooperam entre si para reconhecerem que há objetivos que só podem ser alcançados através da união.” Para eles, compartilhar uma informação passa a fazer mais sentido do que guardá-la para si. É com esse objetivo que os fotógrafos José Adilson Rocha da Rosa, Mário Avila de Oliveira e Klaus Jurgen Surkamp se uniram para desde 2009, explorar os recantos e as sutilezas presentes na geografia de Mostardas, cuja beleza se diferencia por ser um istmo formado pela Lagoa dos Patos e pelo Oceano Atlântico.

Amantes da natureza e aficionados da fotografia, o Coletivo Múltiplos Olhares têm feito incursões na região de Mostardas, mormente na área do Parque Nacional da Lagoa do Peixe.   Nestas visitas capturaram dezenas de fotos das dunas que emolduram o litoral Sul e que, de modo geral, não são conhecidas pelos gaúchos nem devidamente apreciadas por aqueles que visitam a região A exposição pode ser visitada até o dia 30 de abril, de segunda a sexta, das 11h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11 às 19h, no Bistrô do MARGS.

Integrantes do Coletivo Múltiplos Olhares

José Adilson Rocha da Rosa, natural de Porto Alegre, bacharel em Ciências Contábeis, aposentado, vem se dedicando amadoristicamente à fotografia digital desde 2006.

Exposições

Em 2010 realizou exposição individual com a temática Missões Jesuíticas, nas dependências da Associação dos Servidores do Banco Central do Brasil durante as comemorações da Semana Farroupilha.

No período de 2012 a 2015 passou a trabalhar com mais ênfase no registro de splashes e, em especial, à fotografia de gotas, com a utilização de técnicas de fotografia de alta velocidade

Desta fase resultaram três exposições individuais:

– Esculturas Líquidas na Livraria Fnac, em 2012;

– Efêmeras Esculturas, na Sala J. B. Scalco, no Solar dos Câmara, na Assembleia                 Legislativa do Rio Grande do Sul, em 2013, e

– Arte em Gotas na Galeria Espaço IAB, no Instituto dos Arquitetos do Brasil,

Departamento do Rio Grande do Sul, em 2015.

Em dezembro de 2014, juntamente com outros três fotógrafos, realizou um projeto fotográfico que teve por objeto o Solar dos Câmara prédio histórico de Porto Alegre.   Deste trabalho resultou a mostra Solar dos Câmara – de cenário a protagonista, realizada no mesmo local.

Workshops

Fotografia de natureza, com José Paiva, 2010

Fotografia documental, com Mara Rejane Freire, em 2011

Impressão Fine Art, com Clício Barroso, em 2013

Fotografia documental, com Gui Veloso, em 2015

Projeto Fotográfico, com Ed Viggiani, em 2017

Concursos

Desde 2006 vem tendo trabalhos aceitos ou premiados em certames nacionais e internacionais, cabendo destacar os seguintes:

2011 – 16º Photographic Competition San Benedettese – Itália

2013 – Salão Internacional de Arte Fotográfica de São José do Rio Preto – SP

Salão Nacional de Fotografia de Araraquara – SP

49º Salão Internacional de Arte Fotográfica de Jaú – SP

4º Salão Nacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto – SP

2014  – 50º Salão Internacional de Arte Fotográfica de Jaú – SP

XVIII Bienal Brasileira de Arte Fotográfica

XVIII Salão de Arte Fotográfica de Londrina-PR

2015  XIX Bienal Brasileira de Arte Fotográfica

2016 52º Salão Internacional de Arte Fotográfica – Jaú-SP

Site http://jadilsonfotofineart.46graus.com

Mário Avila de Oliveira – natural de São Sebastião do Cai, residente em Porto Alegre desde 1970, engenheiro, aposentado e fotógrafo amador.

Nos últimos anos tem participado de concursos fotográficos no Estado com fotografias classificadas nos Concursos Fotográficos do Sintrajufe e do Aniversário de Porto Alegre.

Em âmbito nacional participou da XIX Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores, onde teve uma foto aceita.

Também colabora com imagens para revistas especializadas em fotografia Photo Magazine e Fotografe Melhor.

Klaus Jurgen Surkamp, natural de Trombudo Central , Santa Catarina, formado em Administração de Empresas. Exerceu atividades profissionais em empresas como a Xerox do Brasil e esta atualmente aposentado. Dedica-se a fotografia de forma amadora pelo prazer pessoal na atividade desde 2004.

Exposições

Exposição conjunta com o Projeto Contato no Praia de Belas Shopping com o tema Parque Estadual de Itapuã.

Exposição conjunta no Mercado Publico de Porto Alegre com o tema saúde bucal.

Viagens fotográficas para Patagônia (2007), Austrália (2012), Alemanha (2014) e Hawai (2017).

Título: “Lençóis Mostardenses”

Coletivo Múltiplos Olhares

Visitação de 5 de março a 30 de abril de 2018

Local: Bistrô do MARGS (de segunda a sexta, das 11h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11 às 19h)