Mostra fotográfica registra prática de velejar no Bistrô do MARGS

8-Benedetti

A Associação de Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli apresenta a exposição “Velejando”, do fotógrafo Fabiano Benedetti, dia 6 de julho no Bistrô do MARGS. A mostra, que dá sequência à seleção dos trabalhos vencedores no Concurso de Fotografias da AAMARGS 2017, apresenta um conjunto de fotografias cujo foco central é o a arte de velejar, como esporte ou lazer.

A exposição apresenta uma série fotográfica original desde 2013 que aproxima os espectadores à pratica do esporte, no contato dos amigos a bordo e na beleza natural.

A bordo de um veleiro, Fabiano registra belos momentos captados em meio à força dos ventos, na passagem pelo Guaiba, Lagoa dos Patos e Oceano Atlântico;

Fabiano Benedetti explica que, passou a registrar os belos momentos que a vela proporciona em competições e em velejadas de cruzeiro. Para esta exposição, reuniu 16 fotos de 47x47cm feitas com o objetivo de registrar o olhar dos velejadores.

A exposição pode ser visitada até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta, das 11h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11 às 19h, no Bistrô do MARGS.

 

 

O fotógrafo

Fabiano Benedetti nasceu em Caxias do Sul, RS, em 1974.

Desde a adolescência, sempre foi um observador, registrando em fotos e na memória o cotidiano das pessoas e dos lugares por onde passou. Com a profissão de representante comercial, que inicialmente se traduzia em viagens semanais pelas mais diferentes localidades, desenvolveu este hábito e a sua curiosidade.

Em 2002, se rendeu às câmeras digitais e iniciou seus estudos de fotografia. Realizou diversos cursos na Escola Câmera Viajante, com o professor André Nery e, mais recentemente, com a professora Vera Carlotto no MARGS.

No final de 2013, através de um convite para participar de uma regata noturna em Porto Alegre, RS, conseguiu reunir duas paixões. Uma já conhecida e outra recém descoberta: fotografia e vela. Foi, então, que iniciou a construção de uma técnica particular para fotografar a bordo de veleiros. Participando de regatas ou em momentos de lazer, o prazer e a diversão estão em velejar e fotografar.

Esta nova técnica de fotografia já lhe renderam prêmios e projetos. Venceu o Concurso Nacional de Fotografias de Clubes, o Concurso de Fotografias AAMARGS – MARGS e, em 2016, participou da publicação do livro sobre um dos barcos mais importantes da vela no Brasil, o Congere. Além disso, suas fotos foram publicadas e divulgadas por sites especializados no Brasil e no exterior.

 

 

 

 

Título: “Velejando”

Fotógrafo: Fabiano Benedetti

Visitação de 06 Julho a 31 de agosto de 2017

Local: Bistrô do MARGS

 

 

 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Localização: Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre

Telefone: 32272311

Entrada Franca

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

FacebookTwitterGoogle+PinterestWhatsApp

Comentários

comentários