Mostra fotográfica registra dia a dia da Amazônia

Mateus Bassols (4)

A Associação de Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli apresenta a exposição “Diários de Fotografia na Amazônia”, do fotógrafo Mateus Bassols, de 18 de setembro a 31 de outubro no Bistrô do MARGS. A mostra, que dá sequência à seleção dos trabalhos vencedores no Concurso de Fotografias da AAMARGS 2017, apresenta um conjunto de fotografias cujo foco central é a rotina de uma pequena comunidade indígena Ticuna na Amazônia colombiana.

A exposição apresenta uma série fotográfica original registrada em 2015 que convida os espectadores a refletirem sobre as diferenças do cotidiano indígena em um mundo que ainda permanece desconhecido da maioria das pessoas das grandes cidades. Para a exposição, o fotógrafo reuniu 16 fotos de 47x47cm feitas com uma Canon 60D, tratadas digitalmente segundo sua visão poética da realidade.

Mateus explica que a ideia da exposição partiu do encontro com o padre jesuíta Valério Sartor, que atuou no Colégio Anchieta, onde Mateus foi aluno, e que hoje desenvolve um trabalho na Amazônia, no município colombiano de Leticia, ao lado de Tabatinga no Brasil. Nessa comunidade, o fotógrafo viveu por duas semanas com a intenção de explorar “outros mundos” distantes de nós.

A exposição pode ser visitada até o dia 31 de outubro, de segunda a sexta, das 11h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11 às 19h, no Bistrô do MARGS.

 

O fotógrafo

Mateus Bassols é natural de Porto Alegre (1986). É graduado em Publicidade e Propaganda/PUCRS e especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação SENAC RS.

Completando seus primeiros passos na captura de imagens, participou de cursos de fotografia ambiental, na FABICO-UFRGS, os quais resultaram em duas exposições coletivas: “Mostra de Fotografias, Paisagens de Cambará” e “Parque Estadual de Itapuã, Projeto Contato”.

O gosto por essa arte levou-o a territórios distantes e a buscar novos olhares. Trabalhando como assistente de fotógrafos de moda em Porto Alegre e São Paulo, aprimorou sua técnica, envolvendo-se também nessa área. Atualmente divide seu tempo como fotógrafo de moda entre as duas cidades.

 

SERVIÇO

Título: “Diários de Fotografia na Amazônia”

Fotógrafo: Mateus Bassols

Visitação de 18 de setembro a 31 de outubro de 2017

Local: Bistrô do MARGS (de segunda a sexta, das 11h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11 às 19h)

 

 

 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Localização: Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre

Telefone: 32272311

Entrada Franca

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

 

FacebookTwitterGoogle+PinterestWhatsApp

Comentários

comentários