Mostra do acervo do MARGS traz esculturas que materializam imagens do subconsciente

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli tem a honra de apresentar a exposição “Imaginários Tangíveis”, no dia 19 de junho, às 19h, com entrada franca. A mostra, com curadoria de Mélodi Ferrari, pode ser visitada de 20 de junho a 2 de setembro, na galeria Aldo Locatelli do MARGS. São dez esculturas do acervo do MARGS que ilustram a passagem de imagens do inconsciente, materializadas em obras de arte.

A exposição pode ser visitada de terças a domingos, das 10h às 19h, com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

Texto curatorial

O artista cria a partir de referências guardadas em seu imaginário, constituído de fragmentos reais, sensoriais e oníricos. Assim, cada obra de arte se constitui única. Na arte contemporânea, a liberdade criativa pode ultrapassar essa fronteira do inconsciente, transformando o extraordinário em matéria.

A proposta da exposição Imaginários Tangíveis é trazer um recorte do acervo do MARGS a partir das obras de escultura que possuem um caráter fantástico em sua composição. Fantástico no sentido de apresentar elementos formais que nos levam a interpretá-las como uma espécie de arte mágica, carregada de símbolos e imagens que constituem nossa cultura, que transpõem as fronteiras da religião, da natureza, do cotidiano, do folclore e da literatura, presentes na memória coletiva. Apesar de partilharmos de uma mesma identidade imagética, cada um interpreta a obra de arte de uma maneira distinta. Imaginários Tangíveis é um convite para compartilhar esses significados, explorando novas maneiras de sentir o mundo.

A galeria Aldo Locatelli é o espaço dentro do MARGS dedicado a exposições temporárias do acervo do museu. A proposta curatorial da exposição Imaginários Tangíveis é trabalhar com o tridimensional de forma inédita, abordando o universo fantástico dentro das artes visuais. Referências provenientes da natureza, da literatura, da religião e da cultura popular estão presentes nas obras selecionadas, abrindo caminhos para que o público reinterprete conceitos e símbolos. A expografia conta com paredes negras e iluminação cênica, que evidencia os detalhes das obras, criando uma atmosfera única de apreciação.

Sobre a curadora

Mélodi Ferrari é produtora cultural e curadora independente.

Graduada em Comunicação Social, possui Pós-Graduação em Economia da Cultura e atualmente cursa História da Arte, todas pela UFRGS. Possui pesquisa publicada sobre Políticas Culturais em Museus e agora dedica-se ao estudo da arte do Rio Grande do Sul. Já atuou como mediadora e curadora em instituições culturais da cidade. Estagia no núcleo de curadoria do MARGS. Também é sócia da Papelera Feira de Artes Gráficas, que há três anos ocorre mensalmente em Porto Alegre.

2017 – Exposição Corpo Caminho de Ariane Oliveira na Fotogaleria Virgílio Calegari/Casa de Cultura Mário Quintana – curadoria e produção

2016 – Curadora da Exposição Strisce de Achylles Costa Neto na Galeria Tubo da Unisinos

Listagem de obras:

Exu, s.d
Pedra sabão, 33,8 x 36 x 40 cm
sem assinatura

Adão Ivor Rodrigues (atribuido)
Divino de Carangola, MG 1947 – ,

Estudo nº 3, 1978
Terracota, 30 x 20 x 18 cm
doação, Adão Rodrigues (doação do artista), 1978

Maria Inês Rodrigues Chaves Barcellos

Sem título, 2002
Escultura em bronze patinado, Ø = 22,5 cm

Título: Imáginários Tangíveis

Curador: Mélodi Ferrari

Abertura: 19 de junho (terça), às 19h

Visitação: 20 de junho a 2 de setembro

Local: Galeria Aldo Locatelli

Entrada Franca

Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

AAMARGS

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Localização: Praça da Alfândega, s./n.

Telefone: 32272311

Entrada Franca