Jornal francês cita o MARGS em matéria sobre o artista Bernard Bouts

Na edição de sábado do dia 5 de maio, o jornal diário francês Le présent littéraire, com circulação na França, Bélgica, Luxemburgo, Suíça, Itália e Canadá, apresentou uma grande reportagem sobre o artista Bernard Bouts (1909 – 1986) cujo levantamento crítico permanece com várias lacunas, nas quais o jornalista pretende “levantar a poeira” e revelar dados a partir de obras esquecidas e escritos dispersos para entender sua evolução pictórica.

Posicionado-se como uma publicação católica, o jornal tem forte teor político cultural e literário e possui a colaboração de vários correspondentes estrangeiros em suas matérias. O texto sobre Bouts foi escrito por Samuel Martin e tem como título A la recherche de Bernard Bouts. Em duas páginas o autor fala sobre a vida do artista francês que viveu nas Argentina na década de 40 e se mudou para o Brasil, onde passou a residir no Rio de Janeiro, até a data do seu falecimento, em 1986.

Ao tratar da presença da obra de Bouts nos museus, o autor destaca o acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, que possui quatro obras de Bouts, e cita, pessoalmente, em agradecimento especial, o diretor do MARGS, Paulo César Brasil do Amaral.

As obras de Bouts que fazem parte do catálogo do MARGS são: Le grand Cacique; une Vierge a L´enfant; e duas aquarelas Lemantou blue e Wikita.

 

Veja mais no link: https://present.fr/2018/05/04/a-la-recherche-de-bernard-bouts-3/

 

Comentários

comentários