Intercâmbio Porto Alegre/Genebra: Jovens suíços e brasileiros produzem instalação no MARGS sobre mobilidade humana

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e sua Associação de Amigos (AAMARGS), em parceria com a École Internationale de Genève (Ecolint), promovem entre os dias 26 e 28 de abril de 2018 o projeto de troca cultural entre jovens suíços e alunos brasileiros, integrantes da Fundação Pão dos Pobres (Porto Alegre/RS).

O grupo  ̶  coordenado pelos artistas Momar Seck e Edmundo Timm, com a participação dos brasileiros Brito Velho e Gilberto Perin  ̶   produzirá a montagem de uma grande instalação no Foyer do Margs.

A temática é o deslocamento humano, cujo objetivo é promover a reflexão sobre a problemática de mobilidade e, mais precisamente, sobre a locomoção de pessoas dos seus locais de origem, por vontade ou contingenciamento.

A obra é composta de pequenos barcos (“pirogas da fortuna”, em madeira) simbolizando o meio de travessia do Atlântico pelos emigrantes à busca do Eldorado. “Um caminho cheio de obstáculos e de evidentes desilusões”. Segundo Momar Seck, esse fenômeno é tanto resultante de dificuldades e transformações econômicas, e de intercâmbios comerciais, como de transformações sociais e conflitos que levam ao deslocamento em busca de abrigo ou de um refúgio de paz para si e sua família.

O Núcleo Educativo do MARGS irá desenvolver um trabalho junto a educadores e alunos da Fundação Pão dos Pobres e conduzirá visitas mediadas no MARGS.

A ideia de indicar a Fundação Pão dos Pobres partiu da organização da AAMARGS, a partir da solicitação de Edmundo Timm de promover trocas de experiências entre jovens residentes em Genebra e Porto Alegre. A escola suíça possui ligação com a Unesco e preocupa-se com a formação de grandes líderes mundiais. Com o lema “Educando para um mundo melhor”, a Ecolint se constitui como uma fundação sem fins lucrativos, com a missão de educar para a paz, tendo como base valores humanitários. Nesse sentido, organiza periodicamente viagens internacionais com o objetivo de aproximar realidades sociais, culturais, políticas e econômicas diferentes.

Durante o evento no MARGS serão desenvolvidas oficinas de música e teatro de bonecos com os violinistas do Batuque de Cordas Cláudio Veiga e Vinícius Correia e os bonequeiros do Teatro de marionetes A Divina Comédia Marcelo Tcheli e Ivana Kunsler, que possuem um trabalho diferenciado baseado em pesquisa de sons de raiz e materiais sustentáveis.

No dia 26 de março será realizado um encontro com a imprensa para apresentação do projeto com a participação de todos os envolvidos.

No último dia de instalação, 28 de março, às 19h, será oferecido um coquetel e vernissage para convidados, no Foyer do MARGS.

Em 2019, como continuidade do projeto de intercâmbio entre Ecolint, Aamargs e Margs, os artistas participantes da primeira fase serão recebidos no Art Center da Escola Internacional de Genebra.

Artistas participantes:

Britto Velho, artista plástico, Brasil

Gilberto Perin, artista e fotógrafo, Brasil

Edmundo Timm, artista de teatro performing arts, Suiça

Momar Seck, artista plástico, Senegal

Claudio Veiga – Violonista Batuque de Cordas, Brasil

Vinicius Correa – Violonista Batuque de Cordas, Brasil

Marcelo Tcheli – Teatro de marionetes A Divina Comédia, Brasil

Ivana Kunsler – Teatro de marionetes A Divina Comédia, Brasil

Berenice Goelzer – Tradução inglês/francês/português

Programação:

26 de março – Abertura e encontro com a imprensa

De 26 a 28 de março – Montagem da instalação e workshops de arte, música e teatro de bonecos.

28 de março – Vernissage no Foyer do MARGS

29 de março – Visita à Fundação Pão dos Pobres

De 29 a 1º de abril – Visitação à obra Travessia, aberta ao público

Título: Projeto AAMARGS/MARGS/ECOLINT – Travessia