CALÇADAS- Pedras, Memórias e Pulsações

“A verdadeira viagem do descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, mas em ver com novos olhos.”

Marcel Proust

 

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli inaugura dia 17 de novembro, às 19h, a exposição CALÇADAS – PEDRAS, MEMÓRIAS E PULSAÇÕES. O trabalho ocupará as Salas Negras do MARGS, com 27 imagens de autoria da fotógrafa Vera Carlotto.  A exposição pode ser visitada até 15 de janeiro, com entrada franca.

A mostra fotográfica é um olhar sobre as calçadas urbanas da cidade de Porto Alegre, a partir de um elemento utilizado em abundância em sua pavimentação — a pedra basáltica.

Esta pedra cinzenta de origem eruptiva que traz em sua face memórias do tempo, através de linhas, cores e formas, nos instiga a decodificar o belo grafismo tatuado pela natureza. As cores que surgem em sua superfície ocorrem devido à riqueza de material mineral que existe em sua composição, entre eles, o óxido de ferro. A forma de extração, a exposição a intempéries, e a fusão dos minerais com outros elementos da natureza revelam verdadeiros desenhos.

Por isso CALÇADAS – PEDRAS, MEMÓRIAS E PULSAÇÕES é mais do que um trabalho estético simples. São camadas de rastros, respirações, pulsações, memórias, cores, linhas e formas, forjadas pela natureza na superfície dura das pedras traduzida em arte, instigando o observador a decifrá-la.

Essa pesquisa ocorreu durante cinco anos, onde foram capturadas mais de três mil imagens da pedra basáltica das calçadas de Porto Alegre. A artista explica que, no decorrer deste processo, o grafismo revelado pela natureza ganhou cores e novos caminhos.

 

Vera Carlotto (Porto Alegre – RS, 1962), Fotógrafa Profissional; Artista Visual e Professora. Nos anos 90, morando em Londres, dedicou-se à escultura tendo estudado na Richmond Adult & Community College. É formada em fotografia pela ESPM-POA.

Realizou em 2012 a exposição individual chamada “PORT0NÍRICO”, uma homenagem aos 240 anos de Porto Alegre, na sala J.B. Scalco do Solar dos Câmara – RS. Em 2014, teve a fotografia “CAMINHAR” exposta na Artblend Gallery – Fort Lauderdale, Florida no Brazilian Eyes a Jade Matarazzo Project. Em 2015, participou da 1ª Bienal da Associação Rio Grandense de Artes Plásticas Chico Lisboa, com imagens da série “PALAVRA ESCRITA”. A imagem “MERCADO” fez parte da exposição coletiva da Chico Lisboa “20X20 e Outros Formatos” na galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre- RS. Em 2016, através da Chico Lisboa participou do festival de Arte Contemporânea, Paratissima Lisboa em Portugal, com imagens da série “PALAVRA ESCRITA”. As imagens ARIDEZ e SILENCE fizeram parte do projeto Mosaicografia, uma exposição coletiva que reuniu grandes fotógrafos nacionais e internacionais no Largo Glênio Peres em Porto Alegre- RS.

Vera Carlotto conta que as belas artes sempre a atraíram. “Para mim a fotografia é arte. Eu utilizo a fotografia como um suporte sobre o qual procuro expressar uma narrativa poética. E para tanto, necessito mergulhar o olhar na interioridade e me conectar com o fotografável. Tenho uma necessidade imensa de interferir no ato fotográfico, seja por meios eletrônicos ou não. Isso me permite construir imagens lentas e fugir de uma estética do instantâneo. Hoje respiro arte e não me reconheço de outra forma”.

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada franca. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

 

Serviço

CALÇADAS – PEDRAS, MEMÓRIAS E PULSAÇÕES

Artista: Vera Carlotto

Abertura: 17 de novembro, às 19h

Visitação: De 18 de novembro a 15 de janeiro de 2017

Local: Salas Negras do MARGS (Praça da Alfândega, s./n.)

 

Apoio

Agência Capella

Chico Lisboa

Enygma Filmes

FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas)

IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil)

SAERGS (Sindicato dos Arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul)

Print Paper

Radioativa

Viacolor

Café do MARGS

Arteeplantas

Celulose Riograndense

AAMARGS

 

Realização

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Localização: Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre

Telefone: 32272311

Entrada Franca

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

Apoio e Realização