Eventos comemoram os 25 anos do PPG em Artes Visuais da UFRGS

20-de-junho---Conversas-Cruzadas

Dia 20 de junho,  no MARGS, ocorre o lançamento do livro “Pela Arte Contemporânea: Desdobramentos de um projeto”, que comemora os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS, e o seminário “Conversas Cruzadas”, com professores do PPGAV UFRGS. O lançamento está marcado para as 18h! Entrada franca.

Evento: Seminário “Conversas Cruzadas” e lançamento do livro “PELA ARTE CONTEMPORÂNEA: desdobramentos de um projeto”, atividades que integram as comemorações dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS

Data e horários dos eventos: seminário: das 10 às 18h; lançamento do livro: 18h

Local: MARGS (Praça da Alfândega, s/nº — Centro Histórico — Porto Alegre) (o seminário acontece no Auditório do MARGS e o lançamento do livro acontece no Hall da mesma instituição)

Ingresso: Entrada franca, no limite dos lugares disponíveis. Certificados de participação no seminário: mediante solicitação do participante. Os presentes ao seminário ganharão um exemplar do livro “PELA ARTE CONTEMPORÂNEA: desdobramentos de um projeto”

Informações: professora Maristela Salvatori, fone 982431801

Na terça-feira, 20 de junho, acontecem duas atividades que comemoram os 25 anos de criação do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Das 10h às 18h, no Auditório do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, acontece o seminário “Conversas Cruzadas”, que ocorre em paralelo à exposição PRO POSIÇÕES, comemorativa aos 25 anos do PPGAV/IA/UFRGS, em curso no MARGS, e propõe conversas para o aprofundamento nas pesquisas e nas reflexões dos artistas e dos críticos vinculados ao PPGAV-IA/UFRGS. O seminário conta com a participação de Alberto Semeler, Ana Carvalho, Blanca Brites, Camila Schenkel, Cláudia Zanatta, Daniela Kern, Edson Sousa, Eduardo Vieira da Cunha, Elaine Tedesco, Élida Tessler, Helena Kanaan, Hélio Fervenza, Icleia Cattani, Luís Edegar de Oliveira Costa, Maria Amélia Bulhões, Maria Ivone dos Santos, Marilice Corona, Maristela Salvatori, Nara Cristina Santos, Niura Ribeiro, Romanita Disconzi, Paulo Gomes, Paula Ramos, Paulo Silveira, Sandra Rey e Tetê Barachini.

Às 18h, no Hall do MARGS, será relançada a série de publicações VISUALIDADE, do PPGAV/IA/UFRGS, com o lançamento do livro “PELA ARTE CONTEMPORÂNEA: desdobramentos de um projeto”. Publicado pela Editora da UFRGS, o livro conta a história dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS e traz resumos das pesquisas atuais dos professores da área de História, Teoria e Crítica. Os participantes do seminário receberão um exemplar do livro.

A exposição PRO POSIÇÕES, com curadoria de Icleia Cattani e Maria Amélia Bulhões, apresenta obras de dezesseis artistas pesquisadores com diferentes posições em relação à arte e ao seu sistema, que se interconectam e apontam algumas questões. São elas: as novas abordagens da tradicional categoria da paisagem, os processos de relacionamento e interferências no espaço urbano, os experimentos de figuração, as explorações das imagens em movimento, a investigação das relações entre imagem e texto e a criação de ritmos e serialidades. A exposição tem entrada franca e permanece aberta para visitação no MARGS até o dia 25 de junho, de terças a domingos, das 10h às 19h.

O seminário tem coordenação de Maristela Salvatori e apoio da PROREXT/UFRGS e da AAMARGS. Entrada franca, no limite dos lugares disponíveis. Certificados mediante solicitação.