Evento discute o papel da mulher e sua representação na arte

O Núcleo Educativo do MARGS promove o Encontro Mulheres artistas, questões atuais, no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, às 16h, no Auditório do MARGS.

Deixando de lado o caráter laudatório, essa atividade tem como objetivo provocar reflexões sobre questões relativas ao lugar que as mulheres ocuparam/ocupam no sistema da arte.

Em sua quarta edição, o Encontro deste ano se propõe a discutir questões de estética e padrões de beleza, na arte e na vida.

Teremos a presença de Miriam Obino, como artista convidada e das pesquisadoras Priscila Chagas Oliveira e Gabriela Carvalho da Luz.

Miriam Obino

TÍTULO: A trajetória da mulher pela vida

MINIBIO: artista visual, com ênfase em escultura. Autora da obra A Fuga (1980), pertencente ao acervo do MARGS, em exposição na Praça da Alfândega.

Priscila Chagas Oliveira

TÍTULO: #RepresentatividadeImporta, a arte de quebrar padrões

MINIBIO: Priscila Chagas Oliveira é museóloga, pesquisadora e modelo plus size. Desde 2014 vem desenvolvendo pesquisas sobre os novos fenômenos museais na cibercultura, buscando aproximações com a comunicação, museologia e antropologia. Tornou-se modelo plus size em 2016 e desde então mantem uma conta na rede social Instagram, onde discute o empoderamento da mulher gorda.

Gabriela Carvalho da Luz

TÍTULO: Representações da mulher a partir do acervo do MARGS

MINIBIO: Graduada em História da Arte pela UFRGS, Gabriela pesquisa relações entre arte, religiosidade e memória, tendo realizado como Trabalho de Conclusão de Curso a pesquisa intitulada Imagem em Procissão: um estudo das imagens de vestir nos acervos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (2017); e tendo participado como bolsista de iniciação científica do projeto Memória cultural na gênese e desenvolvimento da Arte Islâmica (2014-2017), coordenado pela Profa. Dra. Katia Pozzer. Possui experiência em mediação cultural pelo Núcleo Educativo do MARGS (2014-2016). Atualmente é pesquisadora associada ao LEAO (Laboratório de Estudos da Antiguidade Oriental) e curadora independente. Apesar de não ser sua área de pesquisa acadêmica, Gabriela se interessa pelas questões de gênero e pelo estudo da situação da mulher nas artes, seja na questão da representação feminina como imagem ou na presença da mulher como artista ou teórica do campo.

Título: Mulheres Artistas – Questões Atuais

Encontro comemorativo ao Dia Internacional da Mulher

Data: 8 de março de 2018, às 16h

Local: Auditório do MARGS

Convidados:

– Miriam Obino – Escultora e artista plástica

A trajetória da mulher pela vida

– Priscila Chagas Oliveira – professora FABICO/UFRGS; Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

#RepresentatividadeImporta – A arte de quebrar padrões

– Gabriela Carvalho da Luz – Bacharel em História da Arte

Representações da mulher a partir do acervo do MARGS

Imagem: obra “A fuga” de Miriam Obino