Denise Iserhard Haesbaert apresenta a exposição “Zeitgeist: alquimia do tempo”

A artista plástica Denise Iserhard Haesbaert apresenta, dia 29 de novembro, às 19 horas, sua nova exposição de arte “Zeitgeist: alquimia do tempo”, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Desmembrando o nome da exposição, Zeit significa tempo, e alquimia está relacionada à transformação. Por isso, arte e cultura são conceitos inseparáveis, pois um artista é um produto de sua época.

O tempo, na obra de Denise, representa as camadas que transcendem entre uma atitude e outra: o tempo de espera; o tempo que gera marcas e o tempo que transforma o real em imaginário para subverter a ordem e originar a poética.

Neste trabalho, a pintura se apresenta como organismo vivo e orgânico, confirmando que é na experimentação material, na ausência de regras e na liberdade de criar do artista que a arte revela sua perplexidade em relação a estar no mundo. Todas as ações se realizam e estão relacionadas com a fluidez e a passagem do tempo, com as modificações de espaço, com as transformações materiais e com a transitoriedade e efemeridade da vida e da natureza.

A exposição apresenta a produção recente de trabalhos da série Zonas de Oxidações, em que pinturas são construídas a partir de uma matriz de ferro que é colocada ao relento e submetida a mutações e oxidações devido à chuva, vento, sol e poeira. Assim, o tecido, geralmente voile, é aplicado em cima da chapa, absorvendo as manchas, os vazios e os cheios que essa matriz propicia.

As características dos materiais escolhidos são elementos significativos no processo, já que, devido à ação do tempo, eles transmutam, permitem variações e tornam a obra aberta.

Haesbaert trabalha dentro de zonas, porque tratam de territórios ou faixas que dividem suas pesquisas. As zonas de rastros são as que cercam as zonas de oxidações, visto que o uso de materiais díspares e matriz de ferro expostas à chuva originam os trabalhos da exposição.

Com curadoria de Ana Zavadil, Zeitgeist: alquimia do tempo fica aberta para visitação de 30 de novembro a 10 de fevereiro, das 10h às 19h, de terça a domingo, nas salas Pedro Weingarter e Galeria Angelo Guido, no MARGS.

 

 

 

SERVIÇO

Título: Zeitgeist: alquimia do tempo

Artista: Denise Iserhard Haebaert

Curadoria: Ana Zavaldil

Abertura: 29 de novembro

Horário: 19h.

Visitação: de 30 de novembro a 10 de fevereiro de 2019, das 10h às 19h – de terça a domingo.

Local: Sala Pedro Weingarter e Galeria Angelo Guido do MARGS (Praça da Alfândega, s/n° – Centro).

Entrada Franca

 

Patrocínio

Banrisul

BRDE

Sulgás

Apoio

Café do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

AAMARGS

Realização

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Localização: Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Telefone: 32272311

Entrada Franca

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

 

Comentários

comentários