Conversas no Museu traz a Porto Alegre o diretor do MAR

ConversasNoMuseu - 15 de agosto

O “Conversas no Museu” desta terça, dia 15 de agosto, apresenta o diretor presidente do Museu de Arte do Rio  ̶  Carlos Gradim  ̶   que vem a Porto Alegre como convidado especial da Associação de Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul  ̶  AAMARGS, para falar sobre sua gestão no MAR.

O evento inicia às 16h, com a palestra “Reflexões sobre Gestão Cultural hoje. Case: MAR – Museu de Arte do Rio”, no auditório do MARGS. A entrada é franca e as vagas são limitadas a 70 lugares, por ordem de chegada.

Segundo Carlos Gradim, espera-se de um gestor da área da cultura as mesmas posturas que um gestor de qualquer outro segmento: ética, responsabilidade, transparência e comprometimento.

Para ele, em um país onde as políticas públicas de cultura estão concentradas em praticamente um único mecanismo, aquele focado em isenções fiscais, a responsabilidade dos chamados “proponentes” é ampliada.

Tempos estes, que se mostram mais complexos, dotados de crise moral, ética e de valores, onde se percebe inclusive certa “demonização” da cultura.

É nesse sentido, que o papel dos gestores deve ser o de deslocar e tentar, a todo o momento, mudar a visão da “crise” para a visão da “solução”.

Assim, faz-se necessário tratar o assunto “cultura” como prioridade nas agendas públicas, sendo cada vez mais transparentes, construindo dados confiáveis e demonstrando que o campo cultural gera emprego, renda e transformação real na vida das pessoas.

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

Carlos Gradim é diretor-presidente do Museu de Arte do Rio – MAR, diretor de teatro e cinema, publicitário, produtor cultural e fundador do Instituto Odeon.

Ocupa a presidência do Museu de Arte do Rio desde 2013, quando o Instituto Odeon – constituído à partir da ampliação Odeon Companhia Teatral fundada por ele em 1998, assumiu a gestão do museu por meio de parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro. Foi gerente executivo e coidealizador do programa Plug Minas (projeto Valores de Minas) e gerente executivo do Circuito Cultural Praça da Liberdade, ambos do Governo de Minas Gerais. Gradim possui uma ampla atuação no campo do teatro e cinema. Foi professor de interpretação da Fundação Clóvis Salgado, coordenador da Escola de Teatro do Palácio das Artes/Fundação Clóvis Salgado e assinou a direção, coordenação e produção executiva de 28 espetáculos e festivais teatrais, entre eles o Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (FIT-BH) e o Festival Internacional de Arte Negra (FAN).

SERVIÇO:

Título: “Reflexões sobre Gestão Cultural hoje.

Case: MAR – Museu de Arte do Rio”

Palestrante: Carlos Gradim (Diretor Presidente do Museu de Arte do Rio)

Data: 15 de agosto de 2017 (terça-feira)

Local: Auditório do MARGS.

Informações:

Tel.: (51) 3211-5736 (no período da tarde) E-mail: aamargs@margs.rs.gov.br