Bruno Gularte Barreto – 5 CASAS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS — SEDAC, reabre na terça-feira, dia 11.05.2021, inaugurando a exposição inédita “Bruno Gularte Barreto: 5 CASAS”.

Com financiamento da Lei Aldir Blanc (com recursos da Lei nº 14.017/2020) e realização da Estranho Produções e Primeira Fila Produções, o projeto 5 CASAS retrata a busca pelas memórias de infância do artista 20 anos após deixar a pequena cidade onde nasceu, no interior do Rio Grande do Sul. Essa busca se dá através de um extenso trabalho de arqueografia pessoal, onde o artista coleta fragmentos da sua história, marcada pela morte prematura de seus pais. Ao buscar reconstruir as memórias de um passado que tentou esquecer, como que tentando esquecer a dor da perda, do luto e das saudades, ele se depara com as complexidades e contradições da própria cidade onde viviam, e vai reencontrar e retratar uma série de lugares e pessoas que foram importantes na sua formação.

Uma velha professora de francês tocando um piano desafinado acompanhada de seus 36 gatos, um homem que vive há mais de 40 anos sozinho em uma fazenda mal assombrada, um grupo de freiras que conduzem uma escola de ensino fundamental, um jovem gay sofrendo bullying e agressões e um menino cujos pais morreram 20 anos atrás são os personagens que vão guiar esse percurso rumo a um universo de imagens fragmentadas, paisagens esquecidas e laços desfeitos. Ao retornar em busca de suas lembranças o artista vai se deparar não somente com a realidade dos lugares e pessoas que ficaram, mas também com a possibilidade de redescobrir a sua própria história.

Apresentada na Galeria Iberê Camargo e na Sala Oscar Boeira do 2º andar do MARGS, a exposição traz a público uma série de fotografias, foto-instalações, objetos e vídeos que lidam com os conceitos de memória, autobiografia e autoficção. No MARGS, “Bruno Gularte Barreto: 5 CASAS” integra o programa expositivo “Poéticas do agora”, dedicado a artistas atuais cuja produção recente tem se mostrado promissora e relevante no campo artístico contemporâneo.

A exposição faz parte do Projeto 5 CASAS, que teve origem no programa de mestrado em poéticas visuais no PPGAV/UFRGS sob a orientação do crítico e professor Alexandre Santos. Desde então, o projeto contou com a realização de uma exposição a convite do Centro de Fotografía de Montevideo e de um longa-metragem documental 5 CASAS / 5 HOUSES. O filme participou de grandes eventos internacionais e, em novembro de 2020, teve sua première internacional como único longa-metragem brasileiro na competitiva oficial do maior festival de arte documental do mundo, o IDFA, em Amsterdam. E segue percorrendo o circuito de festivais internacionais, tendo em  março de 2021, estreado na França, no Festival de Toulouse e em junho de 2021 estreia programada na Itália no Biografilm, em Bolonha.

Acesse o folder da exposição clicando aqui

O projeto conta ainda com um livro/arte homônimo que está sendo concebido por Bruno Gularte Barreto e conta com texto de apresentação de Alexandre Santos e com colaboração de Amanda Teixeira (Azulejo Arte Impressa) e Daniel Eizirik (Riacho), e terá lançamento com larga distribuição gratuita para instituições de arte e educação do interior e da capital. Em breve estará disponível para venda na Livraria Baleia.

Seguindo as novas orientações do Governo do Estado do RS em relação à pandemia da Covid-19, o MARGS adotou uma série de medidas sanitárias e de regras de acesso e visitação necessárias para garantir uma visita segura e que ofereça uma experiência que possa ser aproveitada da melhor maneira: máximo de 15 visitantes simultâneos (sendo grupos até 6 pessoas), controle de fluxo de entrada, uso obrigatório de máscara, medição de temperatura e respeito à distância de 2m.

O MARGS reabriu para visitação em 11.05.2021 mediante agendamento prévio nas modalidades “Visita presencial sem mediação” e “Visita presencial com mediação”.

O período segue de terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), sempre com entrada gratuita.

A partir de 01.06, não será mais necessário agendar para visitar o Museu. O agendamento prévio seguirá apenas para a “Visita presencial com mediação”, via Sympla (clique aqui), com 2 horários para grupos de até 6 pessoas: 11h às 12h e 14h às 15h, de terça-feira a sábado.

Mais informações em: www.facebook.com/estranhoprod

“Bruno Gularte Barreto: 5 CASAS”

Período: 11.05.2021 a 11.07.2021 (prorrogada até 22.08)

Onde: Galeria Iberê Camargo e Sala Oscar Boeira do MARGS