Bistrô do MARGS apresenta última mostra de selecionados no Concurso de Fotografias da AAMARGS 2016

GNUTZMANN-04

A Associação de Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli apresenta a mostra “Genius Loci da Costa Sul”, da fotógrafa RITA GNUTZMANN, com abertura dia 2 de janeiro de 2017, no Bistrô do MARGS. A exposição pode ser visitada até 28 de fevereiro com entrada franca.

A mostra, que dá sequência à seleção dos trabalhos vencedores no Concurso de Fotografias da AAMARGS, apresenta uma série fotográfica ​com recortes visuais que busca captar a alma de lugares gaúchos da costa sul do Rio Grande do Sul. Fica evidente, assim, as relações ambientais e culturais com os sistemas lagunares e oceânicos, onde estão as raízes da formação do Rio Grande do Sul — porta de entrada dos povos que aqui se fixaram. A fotógrafa buscou inspiração nos relatos de viagem de Saint Hilaire, para uma revisita a lugares como a Lagoa Mirim, Lagoa dos Patos e região oceânica, contemplando referências naturais, urbanas e arquitetônicas. O termo Genius Loci é utilizado como conceito que sintetiza a identidade cultural e o espírito de cada lugar. O trabalho valoriza lugares em regiões com passado histórico forte que ainda se traduz nas relações humanas com o ambiente natural-construído

Rita utiliza a fotografia como expressão que busca retratar as relações do humano com o lugar. Tem raízes artísticas ligadas à formação em arquitetura e urbanismo e educação ambiental. Procura ressaltar a importância do ambiente natural-construído como elemento constitutivo da sociedade, enquanto relação dialógica humano-ambiental, que transforma ao ser transformado. Tem como foco a promoção artística da educação ambiental a partir da valorização do lugar, incluindo em especial as paisagens culturais da região da Costa Doce. Fotógrafa. Arquiteta Urbanista. Doutora em Educação Ambiental.

A exposição pode ser visitada até o dia 28 de fevereiro, de segunda a sexta, das 11 às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11 às 19h, no Bistrô do MARGS, com entrada franca.

A fotógrafa

RITA GNUTZMANN
Ilha de Paquetá, 119, Parque Marinha | Rio Grande, RS | 53 91221898 | ritagveiga@icloud.com

PERFIL PROFISSIONAL EM FOTOGRAFIA

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM FOTOGRAFIA

Curso personalizado na Escola de Fotografia Câmera Viajante com conteúdos relacionados à fotografia de estúdio. Porto Alegre, 2015.

Participação de Palestra “Fotografia em Diálogo” e “Exposição Trilhando a Memória – uma homenagem ao universo ferroviário do RS, do fotógrafo Luiz Eduardo Robinson Achutti. Rio Grande. FURG, 2015

Participação na atividade Fotografia em Diálogo, com a artista Flavya Mutran , VI Festival Photofluxo, 2015.

Participação na 2º Jornada de Fotografia da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini. Rio Grande, 2015.

Disciplinas de história da arte, fotografia e revelação analógica no curso de Arquitetura e Urbanismo. Bagé, Universidade da Região da Campanha – URCAMP, 1993.

HISTÓRICO DE TRABALHOS EM FOTOGRAFIA

– Premiação no concurso Fotográfico “Rio Grande, Cidade Histórica, Cidade do Mar”, na modalidade turismo rural em 2016.

– Participação como integrante fundadora do coletivo de fotografia, vinculado ao ponto de cultura ArtEstação, intitulado ArtEstação PhotoDeriva, no qual participou com diversas exposições coletivas no município de Rio Grande.

– Trabalho selecionado para a exposição coletiva filantrópica S.C.Arte Grafismi, promovido pela S.C.A e Instituto de Arquitetos do Brasil – RS. Rio Grande, 2016.

– Publicação de fotografia na reportagem “Onde a água costura lindas paisagens” (Bruno Zanini Kairalla), no Jornal Agora do dia 07 de janeiro de 2016. Rio Grande, 2016 .

– Trabalho classificado em 1º lugar na etapa júri técnico na I Maratona Fotográfica de Pelotas. Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas, 2015.

– Participação na Exposição Coletiva da I Maratona Fotográfica de Pelotas, 2015. Paço Municipal de Pelotas, 2015.

– Trabalho selecionado no V Festival Photofluxo 2014 para exposição coletiva “O Retorno da Presença: Paisagens de Si”. Casa de Cultura ArtEstação. Rio Grande, 2014 .

– Trabalho selecionada nas modalidades exposição coletiva e foto postais no VI Festival Rio Grande Photofluxo 2015, “Olhar Sonhador”. Rio Grande, 2015

– Seleção e participação na saída fotográfica “Roteiro das Àguas”, no VI Festival Rio Grande Photofluxo 2015. Rio Grande, 2015.

– Trabalho selecionado para impressão e distribuição como foto postal na semana de comemoração do servidor da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande, 2014.

– Idealização e administração do grupo virtual “Costa Doce em Imagens”, na rede social Facebook, desde março de 2014.

– Trabalho compartilhado na Galeria Virtual FineArt Photografhy, na rede social Facebook, 2015.

– Realização de ensaios em fotografia social e diagramação de álbuns (pré-wedding, acompanhamento de bebê).

– Projeto, execução e diagramação de imagens do Espaço Galeria de Fotos, na mostra de Decoração Casa Cor. Florianópolis, 2003.

Exposição “Genius Loci da Costa Sul ”, de RITA GNUTZMANN
Visitação: De 2 de janeiro a 28 de fevereiro de 2017

Local: Bistrô do MARGS

Visitação
de segunda a sexta, das 11 às 21 h
sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Praça da Alfândega, s./n.

ArtEstação Photo Deriva

Arte e Plantas