Oficinas de Verão no Museu

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 07/02/2017 - 24/02/2017
Dia todo

Localização
MARGS

Categorias


Oficinas de Verão no Museu

#VemProMARGS

 

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS e a Associação de Amigos do Museu de Arte – AAMARGS estão ofertando no mês de fevereiro oficinas gratuitas de verão. A programação cultural vai de 07 a 24 de fevereiro e conta com Oficinas de Desenho com Modelo Vivo, de Aquarela Básica, de História em Quadrinhos e de Contação de Histórias.

 

Oficinas de Desenho com Modelo Vivo

Com Gustavot Diaz

Introdução à experiência presencial com modelo vivo utilizando a técnica tradicional do carvão e apresentação de reflexões em torno da Teoria do Desenho.

Quando: 07 de fevereiro, das 14h às 18h (1ª turma)

    08 de fevereiro, das 14h às 18h (2ª turma)

    (2 horas de pose em cada encontro)

Faixa etária: a partir de 18 anos

Gratuita. Material incluso. Vagas limitadas.

 

Oficinas de Aquarela Básica

Com Agatha Taylor

A proposta destas oficinas é a de promover um contato inicial com a aquarela de maneira acessível. Tópicos das oficinas incluem a apresentação dos materiais necessários para a pintura em aquarela, formas de aplicação de camadas e sobreposições de cor, diferenças no uso do papel seco ou papel molhado (técnica wet on dry e técnica wet on wet), introdução à mistura de cores (primárias, secundárias e terciárias), preparo das tintas, entre outros. Abordará aspectos técnicos dos materiais, falando sobre a resistência e durabilidade das pinturas finalizadas, diferenças entre tipos de pincéis e como escolher o melhor para sua pintura, compatibilidade da aquarela com demais materiais artísticos, diferenças entre os tipos e marcas de tintas, as inúmeras opções de papéis para aquarela disponíveis no mercado, entre outros.

Quando: 09 e 10 de fevereiro, das 14h às 17h (1ª turma)

               14 e 15 de fevereiro, das 14h às 17h (2ª turma)

Faixa etária: livre

Gratuita. Material incluso. Vagas limitadas.

 

Oficina de História em Quadrinhos Métodos Alternativos e Experimentais

Com Alexandre Carvalho

A História em Quadrinhos é, sem dúvida, uma das artes e formas de comunicação mais populares do mundo. Sua trajetória é longa e sólida. A HQ teve seu auge ao longo de praticamente todo o século passado, com modelos de sucesso, tendo estreita relação com reprodução em massa, especializando-se em fazer com que tantas pessoas quanto possível entendessem uma mensagem ou uma ideia das mais variadas formas imagináveis. Mas o tempo passa e as fórmulas se desgastam. O desafio para este novo século é manter a HQ em sintonia com os dias atuais.

Quando: 21 e 23 de fevereiro, das 14h às 17h (1ª turma)

    22 e 24 de fevereiro, das 14h às 17h (2ª turma)

Faixa etária: a partir de 12 anos

Gratuita. Material incluso. Vagas limitadas.

 

— 

Oficinas de Contação de Histórias

Contações de histórias baseadas nas obras do acervo do MARGS presentes na exposição Uma possível história da arte no Rio Grande do Sul: a emergência de um sistema da arte local.

Quando: 11 e 18 de fevereiro (sábados), às 15h e às 16h

Com Dany Vargas

Faixa etária: crianças de 2 até 5 anos

Gratuita. Material incluso. Vagas limitadas.

 

INCRIÇÕES

Presencialmente no Núcleo Educativo do MARGS, das 10h às 18h.

 

INFORMAÇÕES

Pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br ou pelo telefone 51 3225-7551

 

Saiba mais sobre os ministrantes

Gustavot Diaz – Artista visual formado pela UDESC e professor de Anatomia Artística desde 2003. Aplicou Workshops em diversas cidades brasileiras e em Curitiba foi fundador do centro cultural MÍMESIS. Atualmente ministra cursos regulares no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e no MARGS, em Porto Alegre.

 

Agatha Taylor – Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ilustradora, tendo integrado o projeto de publicação do livro “Ilustrando Lendas do Sul -Uma Homenagem a Simões Lopes Neto”, cujos originais foram exibidos na Casa de Cultura Mario Quintana e no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo. Expôs individualmente no Espaço Albano Hartz, em Novo Hamburgo no ano de 2015, e participou de exposições coletivas no Paço Municipal da Prefeitura de Porto Alegre, no Memorial do Rio Grande do Sul, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS, entre outros.  Ministra oficinas de aquarela desde 2014, tendo trabalhado na Casa de Cultura Mario Quintana no ano de 2016, além de atuar como professora de aquarela no atelier Seona Espaço Criativo (Porto Alegre/RS).  Atuou como bolsista na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes/UFRGS de 2011 a 2013, na área administrativa e de montagem de exposições, além de trabalhar como monitora de pintura nas disciplinas de Atelier de Percepção e Criação I e Atelier de Tópicos Especiais em Pintura II, ambas da profª Adriane Hernandez, em 2015. Atualmente atua como mediadora voluntária junto ao núcleo educativo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) desde agosto de 2016.

 

Alexandre Carvalho

É artista visual e escritor. Tem trabalhos publicados na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

 

Dany Vargas

De Porto Alegre- RS, morou seis anos em São Paulo- SP. Artista Plástica, cursou Graduação em Artes Visuais (UERGS – RS) e Especialização em Educação Infantil (UMESP -SP). Foi Arte Educadora na Galeria Loide Schwambach- Fundarte, Bienal do Mercosul – RS e Pinacoteca do Estado de São Paulo. Frequentou o curso livre de Contador de Histórias do SENAC – SP e o curso de contação de histórias do grupo Era Uma Vez no Centro de Cultura Judaica – SP. Atualmente, professora do Ensino Fundamental II .

FacebookTwitterGoogle+PinterestWhatsApp

Comentários

comentários