“Marilice Corona: Entre o acervo e o estúdio” e “No eStúdio”, mostra coletiva do Studio P, abre dia 8 de junho no MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli convida para abertura de duas exposições no dia 8 de junho, às 19h, no MARGS: Marilice Corona: Entre o acervo e o estúdio – nas galerias Ângelo Guido e Pedro Weingartner; e No eStúdio, mostra coletiva do Studio P – na galeria João Fahrion.

As duas exposições de pintura que se intercomunicam a partir de alguns aspectos, tem curadoria de Marilice Corona — artista plástica e professora de pintura do Instituto de Artes da UFRGS. As mostras podem ser visitadas de 9 de junho a 16 de julho, das 10h às 19h, de terças a domingos, sempre com entrada gratuita.

Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

Para a exposição Marilice Corona: Entre o acervo e o estúdio a artista selecionou algumas obras do acervo do MARGS para estabelecer um diálogo com seu trabalho. Em Jogo – O retrato de Tatiana, 2015, pintura de sua autoria e já pertencente ao acervo, é acrescida de novas telas e os retratos da guarda de segurança do museu articulam-se com outros  retratos femininos icônicos como  A dama de branco de Artur Timótheo da Costa, O vestido verde de João Fahrion e  outros.   Dando seguimento às suas investigações sobre autorreferencialidade e metapintura, Marilice seleciona, além dos retratos, pinturas cujo tema é o atelier do artista ou o cenário de produção, como também é chamado. Sendo assim, estarão presentes  obras de João Fahrion,  Carlos A. Petrucci, Edson Motta e Pedro Weingartner.

Somado a isso e levando em conta o tema do atelier do pintor, a artista convida o seu grupo de pesquisa em pintura, o Studio P, a refletirem sobre o tema e a  participarem de sua mostra de forma colaborativa. Dessa forma, a artista já conecta a sua mostra à exposição que ocorrerá paralelamente na sala ao lado. Para Marilice, essa exposição e seus diversos rebatimentos tratam, especialmente, de questões referentes à genealogia, identidade e reflexividade: da obra, do autor e do próprio espectador. Um processo sempre em construção. Não por acaso a escultura Inca, de Fernando Corona, (avô da artista) participará da mostra.

No eStúdio 

Para a sala João Fahrion, ao lado dos espaços que irá ocupar, Marilice organiza e faz a curadoria  da exposição coletiva No eStúdio  que exibirá a produção de 23 犀利士
artistas.

O Studio P – Atelier Aberto de Pintura foi criado por Marilice Corona como um projeto de extensão. O grupo formou-se a partir da demanda de alunos e ex-alunos do curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS interessados em compor um grupo de estudos em pintura de modo que este grupo pudesse desenvolver e desdobrar várias ações extensivas à comunidade não acadêmica. A artista acredita que esse espaço extraclasse vem a fortalecer tanto as pesquisas individuais como propiciar a experiência de ações coletivas.

Conhecido já por suas interferências urbanas, o Studio P reúne-se, agora, para a realização da exposição coletiva No eStudio. A mostra tem a intenção de dar a ver a produção individual de cada integrante do grupo. O título que dá nome à mostra não se refere apenas ao espaço físico onde, na maior parte das vezes, a pintura é produzida, mas ao estúdio como alegoria do espaço de pensamento; da fatura acompanhada da reflexão, da elaboração e criação das obras e, quando coletivo, da troca e da discussão.  O estúdio visto como espaço de prospecção onde a investigação da linguagem tem primazia.

Studio P:

 

Ana Krebs

Andressa P. Lawisch

Antonio Vasques

Artur Veloso

Bruna Vargas

Carmen Sansone

Eduardo Monteiro

Eduardo樂威壯
Thomazoni

Eduardo Turski

Gustavo Assarian

Gustavo Walbrohel

Karenn Liègeh

Leticia Parraz

Manoela Cavalinho

Marcelo Bordignon

Mariana Riera

Monique Maccari

Natasha Kulczynski

Raquel Boff

Regina Krumholz

Rodrigo M. A.

Santiago Pooter

Thiana Sehn

 

 

Patrocínio

Banrisul

BRDE

 

Apoio

Café do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

AAMARGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Artes Visuais da UFRGS

Pós-Graduação do Instituto de Artes Visuais da UFRGS

 

Realização

Studio P

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

 

Serviço:

Título: “Marilice Corona: Entre o acervo e o estúdio” – nas galerias Ângelo Guido e Pedro Weingartner; e “No eStúdio”, mostra coletiva do Studio P – na galeria João Fahrion

Curadoria: Marilice Corona

Local: Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Abertura: 8 de junho, quinta, às 19h

Visitação de 9 de junho a 16 de julho de 2017

Entrada Franca

 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Localização: Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Telefone: 32272311

Entrada Franca

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

Apoio e Realização