MARGS lança programa educativo da exposição “Acervo em Movimento”

Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 03/04/2019 - 08/06/2019
Dia todo

Categorias


Dentro das atividades da exposição “Acervo em Movimento: um experimento de curadoria compartilhada entre as equipes do MARGS”, o Núcleo Educativo organiza um programa público com falas, ações e um curso para se pensar as narrativas que envovem as artes contemporâneas.

A ideia é organizar ações que envolvam discusões sobre objetos, acervos, curadorias e as relaçoes entre a história da arte e suas narrativas.

A estreia será dia 3 de abril, às 17h, com a fala aberta de Izis Abreu, coordenadora do Núcleo de Curadoria do MARGS, que vai tratar do tema “Imagem e Poder”.

No dia 14 de maio, integrando a Semana dos Museus, organizada pelo IBRAM, que ocorre entre os dias 13 e 19, haverá uma conversa aberta, às 17h, com o diretor-curador Francisco Dalcol no espaço expositivo da mostra “Acervo em Movimento”, intitulada “Curadoria compartilhada como estratégia de abordagem do acervo”. As duas falas abertas têm entrada franca.

Nos sábados, de abril a junho, das 10h às 14h,acontece a ação educativa “Objetos Comuns, conversas compartilhadas”, organizada pelo Núcleo Educativo em parceria com a UERGS. São oferecidas 20 vagas e a inscrição é gratuita, e deve ser feita através do formulário http://bit.do/conversas.

Paralelamente, ocorre o curso”Exposições, histórias da arte e montagens: narrativas para pensar as artes contenporâneas”, organizado en o Núcleo Educativo UERGS/MARGS, ministrado por Igor Simões, doutor em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica da Arte (PPGAV-UFRGS). O curso será aos sábados, entre 27 de abril e 8 de julho, das 14h às 16h, mediante inscrição pelo formulário http://bit.do/cursoigorsimoes. Os valores serão revertidos para a Associação dos Amigos do MARGS.

Maiores informações no telefone 51 3225-7551.

Programação completa, na imagem disponível no site e no facebook do MARGS.

 

A exposição

Acervo em Movimento é uma ampla exposição baseada no acervo do museu, ocupando as três galerias das Pinacotecas, o espaço mais nobre do MARGS. O projeto expositivo consiste em um exercício experimental de curadoria com as equipes do museu, que atuarão no desenvolvimento da mostra em regime compartilhado. A exposição inaugura com uma seleção de obras do acervo, passando até julho por alterações quase mensais com entradas e saídas de outras obras. Cada uma dessa “viradas” será conduzida por integrantes dos Núcleos de Curadoria, Acervo, Educativo, Documentação e Pesquisa, e Restauro e Conservação.

Acervo em Movimento constitui um primeiro experimento curatorial voltado ao acervo, o qual se quer permanente na política de exibição do MARGS nesta gestão, passando a ocupar diferentes salas do museu depois desta estreia nas Pinacotecas.

 

As alterações de obras acontecem nas segundas-feiras, quando o museu está fechado e podem ser conferidas no dia seguinte.

 

Datas das alterações:

16.03 – Abertura com seleção de obras pelo Diretor-Curador (Duração de 23 dias)

08.04 – Obras escolhidas pelo Núcleo de Curadoria (Duração de 27 dias)

06.05 – Obras escolhidas pelo Núcleo Educativo (Duração de 27 dias)

03.06 – Obras escolhidas pelo Núcleo de Acervo (Duração de 27 dias)

01.07 – Obras escolhidas pelo Núcleo de Documentação e Restauro (Duração de 20 dias)

21.07 – Obras escolhidas pelo Encerramento da exposição

 

Ações do Núcleo Educativo

Durante o período de visitação até julho, serão realizadas atividades, ações, falas e um curso dentro do programa público da exposição.

Acompanhe a programação:

www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

Comentários

comentários