CONVERSAS NO MUSEU – Documentário: FACES DE UM CONFLITO

Data / Hora
Date(s) - 26/06/2018
16:00 - 17:00

Localização
MARGS

Categorias


CONVERSAS NO MUSEU

 

  Documentário: FACES DE UM CONFLITO

 

 

A ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL ADO MALAGOLI – AAMARGS, fundada em 15 julho de 1982 é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e duração por tempo indeterminado. A Associação tem por finalidade: promover a cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico do MARGS; difundir a arte, a cultura e a educação, através de um espaço público oferecido à comunidade para apreciação das reflexões e obras; promover o aumento do acervo de obras para exposições e estudos; e apoiar financeiramente as atividades afins do MARGS.

A Associação promove, incentiva coordena ou financia, subsidiados diretamente ou mediante convênios, acordos, parcerias ou eventos tais como: cursos, congressos, seminários, debates, conferencias e encontros de natureza social, cultural, educacional e outras, com o objetivo de angariar recursos ou abordar solução de problemas de interesse relacionados com as suas finalidades.

No dia 26/06/2018 ocorrerá o evento “CONVERSAS NO MUSEU” no Auditório do MARGS, às 16h00min. A AAMARGS entre os meses de abril e novembro busca desenvolver palestras que abordam temas que envolvem a arte e suas derivações. Este é um evento gratuito e aberto ao público, que pode prestigiar o evento como espectador e se desejar também pode participar da discussão que sucede cada apresentação.

Neste evento será realizada a apresentação do documentário Faces de um Conflito, sobre a viagem do fotógrafo gaúcho Alexandro Auler a cidade de Kobane na Síria, cuja a apresentação virá a seguir.

 

APRESENTAÇÃO:

 

Faces de um Conflito é um documentário que mostra a experiência do fotojornalista Alexandro Auler durante o mês que esteve em Kobane, cidade na fronteira da Síria com a Turquia.

O documentário vai além de apenas uma fotografia do conflito na região. A proposta é revelar também como foi a chegada na cidade junto com jornalistas de outras partes do mundo e como vive aquele povo que se considera curdo em meio a toda destruição. O filme ainda mostra homens e mulheres civis que se tornaram soldados e arriscam suas vidas lutando contra o Estado Islâmico; o ritual dos funerais e a celebração do Newroz (o Ano Novo Curdo). Tudo isso pela visão de um fotógrafo brasileiro.

O documentário conta também com depoimentos do videomaker iraniano Soran Qurbani e entrevistas de soldadas que rejeitaram as imposições culturais machistas e lutam pelo seu território na mesma posição dos homens. É uma história de resistência e esperança.

Faces de um Conflito conquistou 7 indicações entre Seleção Oficial, Semi-finalista e Finalista e 7 prêmios internacionais como:

 

  • Hollywood International Independent Documentary Awards (Melhor Documentário Estrangeiro e Melhor Direção em setembro de 2016).
  • Los Angeles CineFest (Melhor filme votado pelo público e pelo júri).
  • Headline International Film Festival (Ganhou o Golden Cine Award, prêmio máximo deste festival).
  • Top Indie Film Awards (Melhor Curta Documentário e Melhor Montagem na edição de outubro de 2016).
  • The Monthly Film Festival (2º lugar no Festival em Glasgow no Reino Unido em setembro/outubro de 2016).

O documentário tem 40 minutos de duração e foi escrito e dirigido por André Auler, com edição de Xavi Cortès e produção da Deeper Produções.

 

Alexandro Auler

Repórter Fotográfico há mais de 15 anos tendo seus trabalhos publicados por grandes veículos do Brasil de do mundo:

  • O Estado de São Paulo
  • Folha de São Paulo
  • O Globo
  • Veja
  • Época
  • The Guardian
  • Vanity Fair
  • Paris Match

Trabalhou com a Getty Images e hoje é representado pela Redux Pictures.

 

André Auler (Roteiro e Direção)

Carioca formado em Comunicação Social pela FACHA com MBA em Gestão de Marketing pelo IBMEC. Iniciou sua carreira na década de 80 como produtor de comerciais e videoclipes dirigidos por Carlos Manga. Trabalhou também como produtor na TV Manchete e no canal pago Telecine. Escreveu e dirigiu vídeos institucionais para o SESC Nacional.

Ocupou por 12 anos o cargo de gerente de programação do Universal Channel onde também criou e dirigiu o programa “What’s On” sobre filmes e séries. Para o programa entrevistou celebridades internacionais como Angelina Jolie, Harrison Ford, Tom Cruise, Will Smith, Dustin Hoffman e o elenco da franquia Harry Potter entre outros.

 

Xavi Cortès (Roteiro e Montagem)

Formado em publicidade com Mestrado de Comunicação Audiovisual Interativa pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha.

Trabalhou como editor do departamento de promoções da Globonews onde ganhou prêmios internacionais: 2 PromaxBda Latin America Siver Award e 2 PromaxBda Global Bronze Awards.

Foi editor de promoções e do programa “What’s On” do Universal Channel.

Ocupou também o cargo de Coordenador de Criação na produtora Mediabridge.

 

Texto de apresentação enviado por Alexandro Auler.

 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 26/06/2018.

Horário: 16h.

 

SERVIÇO:

CONVERSAS NO MUSEU.

Documentário: FACES DE UM CONFLITO

 

– Alexandro Auler (Repórter Fotográfico)

– André Auler (Roteiro e Direção)

– Xavi Cortès (Roteiro e Montagem)

 

Local Auditório do MARGS.

Entrada Franca*

 

*Vagas limitadas a 70 lugares por ordem de chegada.

Não é necessário realizar inscrição.

 

 

 

CONTATOS:

AAMARGS: aamargs@margs.rs.gov.br – 51 32115736

Núcleo de Comunicação: comunicacao@margs.rs.gov.br – 32863145 / Ramal 7192

 

AAMARGS – Associação de Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Rua Sete de Setembro, n° 1010.

Centro Histórico

CEP: 90010-191, Porto Alegre/RS.

Fone (51) 3211-5736

E-mail: aamargs@margs.rs.gov.br

Facebook/aamargsmuseu

APP AAMARGS: PlayStore / ItunesApple

Horário de funcionamento: de terças a sextas, das 13 às 18 horas.

 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Localização: Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre

Telefone: 32272311

Entrada Franca

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu