MARGS apresenta mostra com ilustrações sobre a ditadura militar no Brasil

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul, entidade pertencente à Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, tem a honra de convidar para a exposição “Em tempo: Magliani e eu”, com abertura dia 31 de março, às 19h, na Galeria Aldo Locatelli do MARGS.

A mostra apresenta 25 desenhos da artista gráfica Maria Lídia Magliani ( 1946-2012) e dois exemplares encadernados  do Jornal Versus, pertencentes à coleção de Omar de Barros L. Filho. As técnicas usadas são: desenho a nanquim sobre papel vegetal; colagem sobre papel vegetal; e técnica mista sobre papel vegetal.

Em um tempo em que a redação dos principais jornais brasileiros dava voz ao sentimento de indignação da população frente aos excessos da ditadura militar, era comum os editores, como no caso do Grupo Caldas Júnior, no jornal Folha da Manhã, escolherem pessoalmente quem iria dar personalidade às matérias, a partir das ilustrações. Nesse momento, Magliani entrava em cena, com seu traço forte e imagens marcantes para denunciar os abusos e o sofrimento da época.

Trata-se de uma exposição inédita que reúne ilustrações contestadoras da artista, guardadas por 40 anos pelo colega de redação e amigo Omar L. de Barros Filho.

A exposição pode ser visitada de 31 de março a 15 de maio, de terças a domingos, das 10h às 19h, com entrada franca. Visitas mediadas a grupos podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

 

Sobre a artista

Maria Lídia dos Santos Magliani (Pelotas RS 1946 – Rio de Janeiro RJ 2012). Pintora, desenhista, gravadora, ilustradora, figurinista, cenógrafa. Reside em Porto Alegre desde 1950. Na década de 1960, cursa artes plásticas (1963/1967) e pós-graduação em pintura (1967/1968) na Escola de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Realiza sua primeira exposição individual em 1966, na Galeria Espaço. Em 1974, faz o curso de aperfeiçoamento em litografia, no Ateliê Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

 

Apoio e Realização