Artes Visuais do PPGAV IA da UFRGS comemora 25 anos com mostra no MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul tem o prazer de convidar, dia 2 de maio, terça-feira, às 19h, para a exposição “Pro Posições: exposição comemorativa dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, com curadoria  de Icléia Borsa Cattani e Maria Amélia Bulhões. A mostra, que será apresentada ao público de 3 de maio a 25 de junho de 2017, na Pinacoteca do MARGS, tem entrada franca.

PRO POSIÇÕES  é uma exposição comemorativa dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes visuais da UFRGS e apresenta trabalhos de 16 professores artistas. São eles: Alberto Semeler, Carlos Pasquetti, Claudia Zannata,  Elaine Tedesco, Eduardo Vieira da Cunha, Elida Tessler, Flávio Gonçalves, Hélio Fervenza,  Marilice Corona, Maria Lucia Cattani, Maria Ivone dos Santos, Maristela Salvatori, Nilza Grau Haertel, Romanta Disconzi, Sandra Rey e Tetê Barachini.

Sobre a mostra as curadoras explicam:

A escolha das obras baseou-se em três critérios: que trouxessem elementos dos seus processos de constituição; que resultassem de projetos audazes, evitando as soluções triviais e os caminhos comuns; que, na medida do possível, fossem trabalhos inéditos para o público de Porto Alegre. Gostaríamos de salientar a excelente acolhida, o entusiasmo e a cooperação dos nossos colegas artistas, que chegaram, em alguns casos, a propor a realização de novas obras para a exposição.

Os dezesseis artistas pesquisadores trazem dezesseis diferentes posições em relação à arte e ao seu sistema, que se interconectam e apontam algumas questões. São elas: as novas abordagens da tradicional categoria da paisagem, os processos de relacionamento e interferências no espaço urbano, os experimentos de figuração, as explorações das imagens em movimento, a investigação das relações entre imagem e texto e a criação de ritmos e serialidades.

Com esse conjunto de trabalhos, estamos apresentando o que produzem os professores da área de Poéticas Visuais do PPGAV: as questões, os valores e problemáticas que enfrentam e suas estratégias de reflexão. Assim, expomos de certa forma o universo da arte com que lidamos na instituição. Conhecê-lo melhor, e visualizá-lo no conjunto, é importante para nós, professores e alunos do Programa, mas também para a comunidade na qual nos inserimos e com a qual interagimos de diferentes maneiras.

Icléia Borsa Cattani e Maria Amélia Bulhões

 

Patrocínio

Banrisul

BRDE

 

 

Apoio

Café do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

AAMARGS

 

Realização

PPGAV犀利士

UFRGS

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

 

SERVIÇO

Exposição: Pro Posições: exposição comemorativa dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes visuais da UFRGS

Curadoria: Icléia Borsa Cattani e Maria Amélia Bulhões

Local: Pinacoteca do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Abertura: 02 de maio de 2017, às 19h

Visitação: 03 de maio a 25 de junho de 2017, de terças a domingos, das 10h às 19h

 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Localização: Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Telefone: 32272311

Entrada Franca

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

Apoio e Realização