Comitês de Acervo e Curadoria

 

A gestão que se iniciou em 2019 conta com duas instâncias que amparam a implementação, a condução e a qualificação das políticas institucionais de exibição e de acervo do MARGS. Integrados por especialistas com notável reconhecimento em suas áreas de atuação e competência, designados pela direção, o Comitê Curadoria e o Comitê de Acervo têm como atribuição propor parâmetros qualitativos de avaliação e acompanhamento da programação e das ações, como modo de colaborar para a busca da excelência das políticas e da operação do museu.

 

Comitê de Curadoria

Instância voltada à política institucional de exibição e de programa público do MARGS, tendo como atribuição a análise e o parecer tanto dos projetos e ações desenvolvidos pelo museu quanto das propostas externas de ocupação de espaços.

Sua função é assessorar e aconselhar o diretor-curador, debatendo e analisando os projetos de exposição, a programação artística e as ações educativas, em termos técnicos, conceituais e teóricos. Aos integrantes do grupo externos ao museu, é proposto que desenvolvam um projeto curatorial para o museu.

 

Atribuições do Comitê de Curadoria:

> Avaliar e acompanhar os projetos expositivos, curatoriais e educativos desenvolvidos pelo museu, em alinhamento à política institucional implementada pela direção;

> Emitir pareceres técnicos sobre projetos expositivos e curatoriais apresentados ao museu, definindo as competências e os mecanismos de avaliação de propostas externas a partir de critérios e parâmetros claros e pré-estabelecidos, tais como: vinculação com o objeto cultural, a missão e a visão do museu; qualidade técnica (relevância e densidade artístico-conceitual); inovação, originalidade e ineditismo da proposta; adequação ao espaço físico; incentivo à formação de plateia; democratização de acesso e acessibilidade para pessoas com deficiência;

> Propor, recomendar, aprovar e executar projetos de exposições e curadorias, bem como de ações educativas e de formação de público, em alinhamento à política institucional do museu implementada pela direção.

 

Integrantes:

Ana Albani de Carvalho (crítica, curadora e historiadora da arte, professora do Instituto de Artes da UFRGS)

Carla Batista (coordenadora do Núcleo Educativo MARGS)

Eduardo Veras (crítico, curador e historiador da arte, professor do Instituto de Artes da UFRGS)

Fernanda Medeiros (curadora-assistente e coordenadora de operação MARGS)

Francisco Dalcol (diretor-curador MARGS)

Izis Abreu (coordenadora do Núcleo de Curadoria MARGS)

Munir Klamt (artista integrante do duo ÍO, professor substituto da FURG)

Paulo Miyada (curador Instituto Tomie Ohtake, SP)

 

***

 

Comitê de Acervo

Instância voltada à política institucional de gestão dos acervos artístico e documental do MARGS, tendo como atribuição assessorar e aconselhar o diretor-curador quanto às aquisições, doações, guarda, documentação e conservação, debatendo e analisando as propostas e solicitações de doações, em termos técnicos, conceituais e teóricos.

Sua função é qualificar os critérios e as demandas de entrada, bem como de descarte e saída, levando em conta as condições físicas das reservas e, ao mesmo tempo, questões e problemáticas sobre representatividades e suas lacunas.

 

Atribuições do Comitê de Acervo:

> Monitorar a catalogação dos acervos do museu de acordo com o que dispõe o Estatuto de Museus, Lei Federal n.º 11.904/2009;

> Assessorar a direção e emitir pareceres técnicos sobre novas aquisições, a partir de critérios e parâmetros claros e pré-estabelecidos, por meio de compra, doação, permutas ou comodato, observadas as exigências legais para estes termos; tendo em conta a capacidade de guarda das reservas técnicas e a política institucional do museu implementada pela direção;

> Zelar pela guarda e conservação do acervo, tendo também a incumbência de emitir parecer técnico sobre a necessidade de descarte-saída.

 

Integrantes:

 

Flávio Krawczyk (Diretor do Acervo Artístico das Pinacotecas Aldo Locatelli e Ruben Berta, Prefeitura de Porto Alegre)

Fernanda Medeiros (curadora-assistente e coordenadora de operação MARGS)

Francisco Dalcol (diretor-curador do MARGS)

Igor Simões (crítico, curador, educador e historiador da arte, professor da UERGS)

Maria Tereza Medeiros (coordenadora do Núcleo de Documentação e Pesquisa MARGS)

Paulo Gomes (crítico, curador e historiador da arte, professor do Instituto de Artes da UFRGS, coordenador do setor Acervo da Pinacoteca do IA/UFRGS)

Raul Holtz Silva (coordenador do Núcleo de Acervo MARGS)

Vera Chaves Barcellos (artista, diretora presidente da Fundação Vera Chaves Barcellos)

 

Apoio e Realização